Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Municípios do ABC anunciam passagem gratuita para estudantes das redes pública e particular

Nova tarifa acompanhará valor definido pelo município de São Paulo e governo do Estado, mas valerá por dois anos

Prefeitos das sete cidades da região, reunidos hoje (22) no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, anunciaram para a partir de janeiro a implantação da passagem gratuita para todos os estudantes, sejam eles da rede pública ou particular. A nova tarifa do transporte público ainda não está decidida, mas deverá acompanhar o valor a ser definido pela prefeitura de São Paulo e governo do Estado nos próximos dias.

“Estaremos acompanhando o mesmo índice a ser anunciado por eles e a data em que passará a valer. Há necessidade de tratar essa situação de forma integrada. Isso facilita a comunicação para o usuário e está dentro da lógica que temos perseguido no Consórcio, de integração modal e tarifária”, disse o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Para o prefeito, a implantação de um bilhete metropolitano é uma necessidade e possibilitará a redução do custo do transporte para a população. “Essa é uma reivindicação que gostaríamos de, mais uma vez, expressar junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal”, disse.

Além do presidente do Consórcio, a Reunião Extraordinária do Consórcio contou com a presença dos prefeitos Lauro Michels, de Diadema, Carlos Grana, de Santo André, Paulo Pinheiro, de São Caetano do Sul, Donisete Braga, de Mauá, Gabriel Maranhão, de Rio Grande da Serra e Saulo Benevides, de Ribeirão Pires. Atualmente, o valor da tarifa de ônibus no ABC é de R$ 3,00, exceto em Rio Grande da Serra, onde a passagem custa R$ 2,90. O novo valor não será único, Rio Grande da Serra aplicará o mesmo índice das demais cidades sobre a sua tarifa atual. Além disso, o novo preço valerá por dois anos na região.

O prefeito Luiz Marinho esclareceu que a gratuidade da passagem será para o deslocamento dos estudantes até os estabelecimentos de ensino, seguindo o mesmo critério atualmente válido para a concessão do passe escolar. O custo do benefício para as prefeituras irá variar conforme o município. Em São Bernardo do Campo, onde 306 mil estudantes serão beneficiados, a prefeitura subsidia hoje R$ 2,6 milhões/mês para a meia passagem dos estudantes, gratuidade para idosos e pessoas com deficiência. Os prefeitos decidiram também que não haverá aumento do subsídio atual de cada cidade.

Movimento

Após a Reunião Extraordinária, representantes do Comitê Regional Unificado Contra o Aumento das Passagens no ABCDMRR foram recebidos pelos prefeitos Carlos Grana, Donisete Braga e Gabriel Maranhão, que representaram o colegiado de prefeitos. Os Chefes do Executivo reafirmaram considerar a decisão um avanço. “O ABC é o primeiro a anunciar a gratuidade da passagem para os estudantes, e sem o corte apenas para o setor público. Gostaríamos que o movimento considerasse isso como um passo importante e uma vitória”, disse o prefeito Carlos Grana.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 16/07/2024 10:25:17