Sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Consórcio propõe implantação de Data Center Regional

Projeto prevê investimento total de R$ 89 milhões, com pedido de financiamento ao BNDES

Consórcio propõe implantação de Data Center Regional

A proposta de implantação de um Centro Intermunicipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (CITIC) da Região do Grande ABC foi aprovada hoje (18) pelos prefeitos das sete cidades, durante assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O projeto de Data Center Regional, com investimento total estimado em R$ 89 milhões, será encaminhado agora ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiamento do órgão no valor de aproximadamente R$ 80 milhões, estando prevista também contrapartida de recursos próprios do Consórcio. Caso aprovada a proposta, a implantação poderá ocorrer até 2016.

O debate sobre a criação do Data Center Regional no Grande ABC foi iniciado em maio, com a visita do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, ao Consórcio. A partir daí o Grupo de Trabalho Banda Larga formatou o projeto que terá caráter inovador e pioneiro no país, envolvendo duas ações estruturantes: a construção das instalações do CITIC, incluindo uma sala cofre para garantia da segurança das informações e aquisição de equipamentos de ponta; e a implantação de uma infovia de dados com aproximadamente 300 quilômetros de fibra ótica para dados, voz e imagem, interligando os municípios e o CITIC.

Com isso haverá o fortalecimento da capacidade tecnológica regional para suportar sistemas da administração tributária e da gestão pública dos serviços sociais básicos, além de demais ações de natureza fiscal, da saúde e da educação, com otimização da aplicação dos recursos. Também haverá um salto na situação atual dos Data Centers municipais que funcionam com baixa disponibilidade, sem site de contingência e limitados em relação às normas estabelecidas internacionalmente. Com a aprovação da proposta pela Assembleia de Prefeitos, o Consórcio formatará carta consulta para encaminhamento ao BNDES, iniciando as tratativas técnicas e administrativas com o órgão.

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38