Terça-feira, 07 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2014

Lançamento do livro “O ABC do Petróleo e Gás” reúne lideranças regionais

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, lançou o livro “O ABC do Petróleo e Gás: O potencial do Grande ABC no fornecimento de produtos e serviços à Cadeia de Petróleo e Gás” na noite de quinta-feira (04). O evento, realizado no restaurante Baby Beef Jardim, em Santo André, reuniu o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Oswana Fameli, secretários municipais de Desenvolvimento da região, representantes de sindicatos, associações  comerciais, vereadores, deputados e empresários.

O presidente da Agência e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, destacou a importância de a região ter instituições maduras e comprometidas com o desenvolvimento do Grande ABC. “As pessoas e entidades aqui representadas simbolizam a alma da região, com o trabalho incansável de buscar mais pelo ABC”, afirmou.

Para Marques, é preciso trabalhar por mais diversificação da economia. “É fundamental ter novas alternativas e construir mais potenciais econômicos. É importante dar sequência ao trabalho de fortalecimento da indústria e o livro tem contribuições de alto nível para que a região aproveite ao máximo as oportunidades do setor”, disse.

Representando o colegiado de prefeitos do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, destacou as atuais mudanças do país e os desafios do setor. “O Brasil mudou muito e os empresários também. É preciso estar atento a um setor tão importante e decisivo que é a indústria química. Temos o desafio da questão da nafta, por exemplo”, disse.

O vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Marcelo Lyra, explicou que o mercado no ABC fatura R$ 50 bilhões e representa 12% da indústria brasileira. “Nós temos a satisfação de trabalhar nessa região, com a junção dos setores público e privado, criando um ambiente onde todos contribuem”, ressaltou. Ainda segundo Lyra, a indústria é um setor extremamente estratégico para o Brasil e para o local onde ela está inserida.

O livro

Composto por 19 artigos em português e inglês, o livro é uma realização da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo, com apoio da Braskem e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

A publicação aborda o potencial da cadeia de petróleo e gás, levando em consideração desafios, oportunidades, compromisso com o desenvolvimento, relevância do polo petroquímico, papel das universidades da região nesse contexto, além de uma análise sobre o Pré-Sal e suas oportunidades.

Entre os autores do livro estão Rafael Marques, presidente da Agência e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo do Campo, Jefferson José da Conceição, Coordenador do GT de Desenvolvimento Econômico do Consórcio, dos secretários de Desenvolvimento da região, representantes da Marinha, da Petrobras, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), das universidades e escolas técnicas da região e do Sindicato dos Químicos do ABC.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 07/05/2024 10:04:22