Quarta-feira, 17 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Presidente do Consórcio propõe debate sobre abastecimento de água em encontro metropolitano

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, lamentou a ausência do secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, na 8ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, realizada na terça-feira (25), no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. No encontro, entre outras deliberações, foi aprovada, por aclamação, a reeleição do prefeito da Capital, Fernando Haddad, para mais um ano à frente da entidade.

Na pauta, entre outros temas, estava prevista a apresentação, por parte do Estado, de informações sobre a situação do sistema de abastecimento de água na Região Metropolitana. Além de não comparecer, Arce não enviou representantes, o que desagradou não só ao presidente do Consórcio e chefe do Executivo de São Bernardo, mas também aos demais prefeitos. "Meu sentimento é de frustração. Vivemos um momento crítico no abastecimento e o governo não manda representantes para tratar desse tema. Sugiro que numa próxima reunião se discuta especificamente esse tema", disse.

O prefeito Luiz Marinho também se mostrou insatisfeito com o trabalho da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), responsável pela manutenção da Represa Billings. "No último fim de semana percorri o entorno da Billings para ver como está o nível da represa e fiquei com a sensação de abandono. Tem lugar que a água baixou e dá para ver o acúmulo de sujeira. Em alguns pontos, os caramujos proliferaram, e como houve queda do nível de água em alguns trechos, muitos deles morreram e ficou um mau cheiro insuportável. Já pedi para que tomem alguma providência. Precisamos (municípios e Estado) trabalhar juntos todos esses temas, porque as demandas são muito grandes."

Durante as deliberações sobre a criação das Câmaras Temáticas de Mobilidade Urbana e de Integração da Defesa Civil da Região Metropolitana, o prefeito sugeriu que os consórcios intermunicipais indiquem os representantes, ao contrário do que havia sido posto em discussão, a indicação por município. Fernando Haddad aprovou a ideia e foi seguido pelos demais prefeitos.

As reuniões do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, formado em 2011, acontecem a cada dois meses. O órgão tem como funções e atribuições definidas em regimento próprio discutir temas de interesse comum às cidades nas áreas de planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social, esporte e lazer. A Região Metropolitana de São Paulo é composta por 39 municípios.

Foto: Fábio Arantes/Secom

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Bernardo do Campo)

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 08:59:47