Terça-feira, 07 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Projeto pioneiro de Turismo Industrial na região tem 600 visitas em um ano e agenda até novembro de 2015

Workshop promovido pelo Consórcio e Agência de Desenvolvimento mobiliza empresários para expansão da proposta no ABC

Em pouco mais de um ano de atividades, o primeiro projeto de Turismo Industrial da região, desenvolvido desde agosto do ano passado em São Bernardo do Campo, completou 600 visitas e tem agenda com grupos de São Paulo e de outros Estados programadas até novembro de 2015. Para apresentar o potencial desse segmento, o “I Workshop sobre Turismo Industrial do Grande ABC”, realizado na noite de terça-feira (25), promoveu o encontro entre empresários, agências de viagens, entidades de classe e poder público, buscando expandir a proposta para as sete cidades.

O evento, fruto de convênio de cooperação entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC foi realizado no Hotel Blue Tree Towers, em Santo André. A iniciativa teve como objetivo revelar esse potencial turístico e firmar a região como destino para turistas que se interessam pela história da industrialização do País, explorando o ABC não só como polo da indústria automotiva, mas como detentor de diversos parques fabris, como os do setor químico, cosmético e de alimentação, entre outros. A Rota do Turismo Industrial inclui visitas pelo interior das fábricas, mostrando de perto as linhas de montagem e tecnologias empregadas nas empresas da região.

O Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, lembrou que a indústria continua forte no ABC, e mantém vasto patrimônio a ser preservado e explorado em projetos como o de Turismo Industrial. "Somos o 3º PIB industrial do País, o 4º PIB nacional e o 5º mercado consumidor, e temos potencial para avançar em atividades como esta", destacou, durante a abertura do Workshop, que também contou com a presença do coordenador do Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio, Marcelo Liochi.

Bresciani lembrou a importância do convênio de cooperação com a Agência de Desenvolvimento. "Estamos dando um passo concreto na direção do que prevê o Plano Plurianual Regional Participativo (PPA Regional), na perspectiva de que a Agência se consolide como parceira do Consórcio encarregada de executar as ações voltadas ao desenvolvimento econômico regional", disse.

Para o vice-presidente da Agência de Desenvolvimento, Joaquim Celso Freire, a parceria cumpre esse papel de fomentar o desenvolvimento. Também o  Secretário Executivo da Agência, Giovanni Rocco, destacou a importância do projeto de Turismo Industrial no ABC. “Nós precisamos trabalhar além da questão cultural e perceber que o turismo nas empresas é um marketing regional, movimenta a economia, e ao mesmo tempo traz articulação regional”, ressaltou.

Durante o workshop Gustavo Youssef e Stefânia Valle, da consultoria Exxmartt, falaram sobre as "Oportunidades do Turismo Industrial”, apresentando um panorama do tema e contando suas experiências obtidas em visitas a 12 países nos quais esse tipo de turismo também atua como ferramenta de construção de marcas para as empresas. “Nós estamos na era da experiência, de entender, sentir o cheiro da graxa, ver a máquina funcionando. Todo esse conjunto é extremamente importante para o turismo industrial dar certo”, explicou Stefânia Valle.

O coordenador adjunto do Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio e Chefe da Divisão de Turismo de São Bernardo do Campo, Fernando Bonísio, apresentou o projeto ‘’Turismo Industrial no Grande ABC’’, e mostrou a experiência de São Bernardo com empresas parceiras, entre elas Wheaton Brasil Vidros, Formag’s Gráfica e Editora, Zurich Termoplásticos, Mercedes-Benz do Brasil e Scania Latin América. Todas enviaram representantes ao evento. “Queremos a regionalização do Turismo Industrial, com participação de empresas das demais cidades”, afirmou Bonísio, citando negociações com a Basf (Tintas Suvinil) e Termomecânica, além de contatos adiantados com outros setores.

Segundo Edison Toporcov, representante da empresa Wheaton Brasil, onde ocorreu a primeira visita do programa, em setembro do ano passado, é muito gratificante ter os visitantes na empresa, e ensiná-los sobre os processos da indústria de vidros e embalagens. “Nós estamos muito felizes em poder mostrar a nossa empresa, nosso produto, e nossa linha de produção. É algo que queremos: ensinar o que aprendemos principalmente para jovens que queiram aprender”, contou.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jéferson José da Conceição, o Turismo Industrial chega como  uma “luva” para a região. “A produção industrial e o trabalho são marcas muito fortes da nossa identidade e temos que fazer delas um produto turístico”, enfatizou. Para o secretário, a iniciativa marca “um momento histórico”.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 07/05/2024 10:04:22