Terça-feira, 07 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 19 de Novembro de 2014

70% dos comerciantes do ABC acreditam em impactos positivos com a chegada do Metrô

Convênio de cooperação entre o Consórcio e a Agência de Desenvolvimento Econômico apresenta estudo sobre a Linha 18 e Portal ABC Tur

Estudo sobre o “Impacto da Linha 18 - Bronze do Metrô no Comércio do Grande ABC” revelou que 70% dos comerciantes entrevistados mostram-se otimistas com a perspectiva de melhoria da mobilidade na região. O levantamento, contratado a partir de convênio de cooperação entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, foi apresentado na noite de terça-feira (18/11), no auditório da entidade. A Linha 18 do Metrô, monotrilho que ligará a Capital paulista a Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, tem previsão de entrega para 2017.

O estudo, realizado pela Educa, empresa ligada à Universidade Metodista de São Paulo, mostrou que ao serem questionados sobre as possíveis consequências da chegada da linha do Metrô ao Grande ABC para seus empreendimentos, os comerciantes declararam acreditar que os impactos serão positivos. A pesquisa buscou avaliar também o impacto da implantação sobre os hábitos dos consumidores locais, incluindo a frequência de ida as compras no município de São Paulo.

Segundo o levantamento, apresentado pelo professor de Economia da Metodista, Sandro Maskio, a região do ABC, com seus 2.6 milhões de habitantes, possui potencial no setor de Comércio, se consolidando como o 5º maior mercado consumidor do país. Para a apuração dos dados comportamentais no que diz respeito ao consumo, foram entrevistados mil moradores da região, sendo 55% mulheres e 45% homens. A pesquisa constatou que cerca de 93% dos entrevistados afirmam realizar compras com maior freqüência dentro das sete cidades.

No entanto, foi observado que a ampliação nas condições de mobilidade poderá afetar o consumo local, já que com a facilidade de locomoção para a Capital, o mercado local passará a disputar consumidores do ABC com o comércio da metrópole. Cerca de 65% dos consumidores entrevistados demonstraram intenção de aumentar essa freqüência de compras na Capital com a conclusão e operação do monotrilho.

Embora seja um número preocupante para os lojistas, os dados comprovam que 92% dos homens e 95% das mulheres optam por efetuar suas compras na região do Grande ABC. O número só apresenta oscilação negativa em datas comemorativas, nas quais o número de consumidores que prefere fazer compras fora dos sete municípios chega a 17,8% dos homens e 9,5% das mulheres.

Segundo o professor Sandro Maskio, uma das bases para a construção da pesquisa foi a comparação com a inauguração da estação Tamanduateí do Metrô, próxima a São Caetano do Sul, em 2010. Cerca de 40% dos consumidores do Grande ABC revelaram ter ampliado a frequência com que realizam consumo na cidade de São Paulo. “A melhoria da mobilidade torna o mercado mais competitivo à medida que o consumidor vai ter mais acesso a outras praças. O importante é pensar em como atrair mais consumidores e como tornar-se conhecido em São Paulo”, avaliou.

O secretário executivo da Agência, Giovanni Rocco, argumentou que o estudo é essencial para direcionar a região para os pontos que devem ser melhor preparados para a chegada do Metrô, em 2017, e assim contar com estes três anos para o planejamento. “O Metrô tem que servir como uma rota para os consumidores de São Paulo. Alguns de nossos desafios serão trazer variedades, concorrer com os preços e capacitar os comerciantes, para com isso criar frentes para fomentar a região como um todo”, explicou.

Para o Diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal, Hamilton Lacerda, “a pesquisa é provocativa para vários segmentos” e servirá para subsidiar o comércio varejista no planejamento de estratégias para alavancar a economia local. Ele lembrou que a Agência é o braço do Consórcio para promover o desenvolvimento social e econômico da região através de várias frentes, como a divulgação do estudo e ações para incrementar o turismo no ABC.

Portal ABC Tur

Também fruto do convênio de cooperação entre o Consórcio e a Agência, foi apresentado durante o evento o site turismoabc.com.br, que vem sendo alimentado pelo Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio Intermunicipal, reunindo pontos turísticos, atrações culturais e serviços voltados aos visitantes da região. O portal do Circuito “ABC Tur”, como já é conhecida a região no meio turístico, pretende ser uma ferramenta intuitiva, de fácil utilização, que deve estar concluída no início de 2015. “Além dos atrativos de cada uma das sete cidades, a região tem potencial de ecoturismo dentro das áreas de mananciais, assim como de turismo industrial, que já mobiliza visitantes de todo o País, interessados em conhecer o  berço da indústria automobilística e empresas de outros segmentos. O Portal ABC Tur é mais uma ação que vai reunir toda essa diversidade”, disse o coordenador do GT Turismo, Marcelo Liochi.

(Foto: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 07/05/2024 10:04:22