Terça-feira, 07 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Terça-feira, 14 de Outubro de 2014

"A inovação é um suporte essencial para o desenvolvimento regional", diz Bresciani em evento na UFABC

''Uma das fórmulas para estimular a economia regional é por meio da inovação''. A afirmação foi feita pelo Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luis Paulo Bresciani, durante a cerimônia de abertura da ''Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC'', na última segunda-feira (13). O propósito do evento, que está sendo realizado pela Universidade Federal do ABC, em parceria com o Consórcio e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, é avaliar  e discutir as fronteiras tecnológicas para a região, explorando as oportunidades e desafios para a inovação regional.

A abertura contou com a presença do atual Reitor da UFABC, Klaus Capelle, do Secretário Adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Armando Zeferino Milioni, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da prefeita em exercício do município de Santo André, Oswana Fameli, e do Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico, Giovanni Rocco Neto.

Segundo o Secretário Executivo do Consórcio, a necessidade de maior ênfase na inovação se amplia no contexto atual, em que a economia regional deve avançar em sua trajetória de diversificação. Bresciani lembrou que a região representa a 4ª maior economia do país, ficando atrás apenas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de ser o terceiro polo industrial do país, ao lado da capital paulista e da bacia de Campos dos Goytacazes. ''Nossa economia é demarcada pelos setores tradicionais como metal-mecânica e química, precisamos diversificar ainda mais e dar maior visibilidade às empresas inovadoras de médio porte'', disse. O Secretário Executivo ressaltou ainda que a agenda do Grande ABC para a tecnologia e inovação passa pelos desafios apontados no plano plurianual do Consórcio, configurando uma agenda ligada à gestão do território, com um importante papel a ser cumprido pelas universidades.

A prefeita em exercício de Santo André, Oswana Fameli, destacou a integração presente nas sete cidades do ABC e entre as instituições acadêmicas envolvidas na organização do evento, reafirmando o compromisso para com a inovação industrial. ''O Grande ABC já foi, no cenário nacional, a  grande máquina propulsora, e nós precisamos resgatar aquele status''.

Segundo o Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, hoje  86% das empresas da região são de pequeno e médio porte, consolidando o ABC como uma região com alto potencial para se empreender. No entanto há diversos desafios que prejudicam o pensamento inovador, portanto o grande diferencial do ABC para garantir maior competitividade é por meio do estímulo aos ambientes favoráveis à inovação.

O representante do MCTI,  Armando Milioni, ressaltou a iniciativa partindo de instituições públicas e privadas para a realização do evento na região e mencionou o ''Programa Nacional das Plataformas do Conhecimento''; que visa ampliação de conhecimento por meio de 20 plataformas de pesquisa estratégicas para o Brasil, nos campos da agricultura, saúde, energia, aeronáutica, manufatura avançada, tecnologias da informação e comunicação (TICs), indústria naval e de equipamentos submarinos, Amazônia, reservas minerais e setor de defesa, com uma ampla perspectiva de geração de conhecimento e inovação também para o Grande ABC.

Prêmio UFABC de Inovação

O reitor Klaus Capelle falou sobre a importância do debate dentro da região e o privilégio da instituição poder sediar a edição do evento no ABC. O reitor aproveitou para fazer o lançamento oficial do ''Prêmio UFABC  de Inovação'', que irá premiar universidades, empresas e instituições de pesquisa com destaque em seus esforços pela inovação. ''Nossa instituição não tem o ABC no nome apenas para nos acharmos no mapa, mas por conta do compromisso com o desenvolvimento da região'', disse.  As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro pelo site.

A Semana prossegue até sexta-feira (17) As palestras acontecem nos Campi de Santo André e São Bernardo do Campo, tendo como público-alvo: empresários, dirigentes de sindicatos, pesquisadores de universidades, gestores públicos e representantes da classe industrial interessados no perfil inovador da região, para debater as oportunidades e desafios do Grande ABC na gestão econômica e na gestão do território.

Mais informações no site do evento: eventos.ufabc.edu.br/semanactiabc

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 03/05/2024 15:40:03