Quarta-feira, 17 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 08 de Outubro de 2014

Oficina do PPA Regional reúne gestores das sete cidades

Secretários municipais e gestores das principais pastas das Prefeituras da região participaram, na tarde de terça-feira (7), da Oficina do Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo, realizada no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O detalhamento das ações previstas no PPA para o período 2014 – 2017 e os próximos passos para garantir o alcance das metas prioritárias foram debatidos.

Elaborado no ano passado, o PPA Regional Participativo foi estruturado em torno de cinco desafios: Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental, Desenvolvimento Econômico, Inclusão Social e Direitos Humanos, além da Gestão Institucional do Consórcio. A partir das diretrizes apontadas em plenárias realizadas nos sete municípios e também através de consulta pública, foram definidos 11 programas que abrigam as 63 ações prioritárias para o quadriênio.

Segundo o Secretário Executivo da Presidência da entidade, Luís Paulo Bresciani, o cumprimento das metas e diretrizes contidas no PPA Regional representa maior responsabilidade da entidade com o desenvolvimento regional. ‘’O Consórcio está avançando rapidamente, temos que nos adaptar a essa nova realidade onde ele não é apenas um articulador regional de políticas públicas, mas uma entidade com autonomia para execução de grandes projetos’’, disse.

Bresciani ressaltou o prestígio alcançado pela entidade em ser o primeiro consórcio público a ter projetado um PPA Regional com participação popular, atribuindo as recentes conquistas do Consórcio ao comprometimento mútuo de todos os gestores públicos. Sob articulação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a região obteve cerca de R$ 535 milhões em recursos estaduais e federais, sendo que desse montante, R$ 30 milhões serão destinados a implantação dos 11 programas prioritários delimitados pelo PPA. O orçamento regional  para a execução do plano plurianual preve recursos da ordem de R$ 120 milhões até 2017.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 08:59:47