Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014

Ações do Programa Consórcio Sustentável promovem economia de água e reciclagem

Sede da entidade regional instala cisterna para armazenar água das chuvas e usa máquina recicladora para descarte correto de lâmpadas fluorescentes

Ações do Programa Consórcio Sustentável promovem economia de água e reciclagem

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, dentro do seu Programa Sustentável, passou a utilizar a água das chuvas para a manutenção da sede da entidade. Uma cisterna instalada, com capacidade para aproximadamente três mil litros, está ligada a um sistema que armazena as águas captadas pelas calhas. Assim, a limpeza da área externa e interna é feita com a água do reservatório.

A arquiteta e urbanista, Sandra Malvese, técnica de Programas e Projetos do Consórcio, foi a responsável pela concepção da estrutura que visa coletar parte da água na cobertura do prédio e direcioná-la ao tanque instalado. ‘’Podemos captar até um quarto da água que se aglomera no teto do Consórcio, durante o período de precipitação’’, informou.

Com mais essa iniciativa, a entidade regional, que instituiu desde 2012 o Programa Consórcio Sustentável, reduz consideravelmente o seu consumo de água, combate o desperdício e reforça seu compromisso com o uso consciente dos recursos hídricos.

Lâmpadas fluorescentes

Outra ação sustentável realizada pela entidade envolve o descarte adequado das lâmpadas fluorescentes tubulares cuja vida útil já se encerrou. A destinação final é feita em parceria com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa). Este ano foram recicladas 148 lâmpadas.

O Semasa iniciou a coleta de lâmpadas fluorescentes de uso doméstico em 2007 e mantém 17 Estações de Coleta Seletiva para entrega do material por parte dos moradores de Santo André (mais informações no site www.semasa.sp.gov.br. O processamento é realizado por uma empresa contratada que tritura as lâmpadas, separando e dando destinação adequada a todos os seus componentes.

O tratamento das lâmpadas se dá por meio de um equipamento móvel, composto de um tambor metálico com capacidade de 200L, com uma tampa vedando este recipiente.  As lâmpadas são colocadas num tubo e passam por um motor elétrico que opera em posição invertida. No interior do compartimento as lâmpadas são quebradas por um sistema de roldanas e os materiais separados. O vidro e o alumínio se depositam no fundo do tambor e os demais resíduos, como o pó de fósforo, as micropartículas de vidro e o vapor de mercúrio ficam em suspensão e são sugados por um tubo coletor ligado a um compartimento externo blindado e destinados a Aterro de Resíduos Industriais.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 16/07/2024 10:25:17