Terça-feira, 07 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Quarta-feira, 03 de Setembro de 2014

Atividades do “Ônibus da Mulher” no ABC atraem mais de 2.500 participantes

Grupo de Trabalho Gênero, do Consórcio Intermunicipal, solicitará nova temporada da unidade móvel na região para o início de 2015

Atividades do “Ônibus da Mulher” no ABC atraem mais de 2.500 participantes

O balanço da passagem do “Ônibus da Mulher”, pelas periferias e áreas de mananciais da região do ABC registrou a participação de 2.596 pessoas nas atividades realizadas pelas equipes multidisciplinares das prefeituras. Desse total, 438 mulheres receberam atendimentos diversos dentro do ônibus, relativos à assistência social, jurídica, psicológica ou de Saúde, com respectivos encaminhamentos. A estimativa do Grupo de Trabalho Gênero, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, é que entre 9% e 10% dos atendimentos correspondam a casos de violência doméstica e familiar.

“O balanço é extremamente positivo. Foi muito importante as equipes terem ido aos lugares mais remotos da região, levando às mulheres informações e orientações sobre os serviços existentes nos municípios para o atendimento à violência doméstica”, disse a coordenadora do GT Gênero, Maria Cristina Pache Pechtoll. A iniciativa, organizada pelo GT, faz parte das ações que visam implementar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), do governo federal. Diante da aceitação, o GT pleiteará agora, a volta do ônibus para nova temporada, provavelmente no ínicio de 2015.

Recebido no Consórcio Intermunicipal Grande ABC no dia 15 de agosto, o ônibus percorreu as áreas mais vulneráveis da região entre os dias 18 e 30, oferecendo serviços de assistência, acolhimento e orientação, além de também  desenvolver atividades lúdicas para as mulheres e suas famílias, como forma de introduzir o tema do enfrentamento à violência e o atendimento do ônibus. “O fato de o ônibus tirar essa névoa sobre um tema que é tabu já pode ser considerado uma conquista”, afirma Pechtoll. Segundo ela, o índice inferior a 10% de atendimentos específicos à situações de violência está dentro do  esperado, uma vez que “é difícil para as mulheres identificarem e admitirem que sofrem violência na sua vida, no seu dia a dia”.

Dentro da unidade móvel adaptada, o atendimento foi feito por uma equipe formadas por profissionais de diferentes áreas de atuação, como assistentes sociais, psicólogas (os), advogadas(os) e educadores sociais, entre outros. Durante as consultas, as mulheres receberam também, a Cartilha Regional de Serviços do Grande ABC “Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres’’, publicação do Consórcio organizada pelo GT Gênero que integra conteúdo de orientação sobre a violência contra a mulher e endereços atualizados dos serviços existentes em cada município para apoio às mulheres que vivem diferentes formas de violência doméstica e de gênero na região.

Balanço da Atuação do Ônibus da Mulher na região do Grande ABC

DataMunicípioNr. de pessoas que participaram da ação
Nr. de mulheres que receberam atendimento (Assist. Social, Jurídico, Saúde e Psicológico)

18/08São Caetano do Sul35015
19/08Ribeirão Pires5024
20/08Rio Grande da Serra340138
21 e 22/08São Bernardo do Campo30026
23, 24, 25 e 28/08Mauá51882
26 e 27Santo André440143
28, 29 e 20/08Diadema59810
TOTAL 2.596438

Do total de pessoas que passaram em atendimento no ônibus, aproximadamente 9% referem-se a casos de violência doméstica contra a mulher.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 03/05/2024 15:40:03