.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras - Segunda-feira, 01 de Setembro de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitos aprovam cooperação técnica com UFABC para projetos do PPA Regional

Acordo incluirá um Observatório de Políticas Públicas, Plano Diretor Regional, Diagnóstico Habitacional e Gestão Compartilhada de Riscos


Prefeitos aprovam cooperação técnica com UFABC para projetos do PPA Regional

A Assembleia mensal de prefeitos, realizada na manhã de hoje (1º de setembro) aprovou a formalização de um Termo de Cooperação Técnico-Científico (TCTC) com a Universidade Federal do ABC para auxiliar o Consórcio Intermunicipal Grande ABC na implementação do Plano Plurianual Regional Participativo 2014 – 2017. Pelo acordo, serão desenvolvidos inicialmente quatro produtos: a construção de um Observatório de Políticas Públicas, a elaboração de um Plano Diretor Regional, a produção de um Diagnóstico Habitacional Regional e a elaboração de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização para Mauá e Santo André, visando a Gestão Compartilhada de Riscos.

A apresentação da proposta coube aos professores da UFABC Vitor Marchetti e Jeroen Klink, que será o coordenador geral do projeto. Ele detalhou cada produto, destacando que o Observatório de Políticas Públicas vai aperfeiçoar as informações dos municípios, enquanto o Plano Diretor Regional vai buscar a articulação entre os planos municipais vigentes, numa perspectiva de integração metropolitana, e o Diagnóstico Habitacional dimensionará as necessidades habitacionais do ABC. Ao mesmo tempo, a elaboração das cartas geotécnicas de Mauá e Santo André mostrará os limites, restrições e potenciais para ocupação urbana.

“A nossa expectativa é que, de fato, a UFABC reforce essa presença regional, seja determinante nas ações intermunicipais e ajude nos desafios que temos”, resumiu o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Para o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, a cooperação será fundamental para a execução e monitoramento do PPA Regional, elaborado no ano passado pelas sete cidades, em processo que contou com a participação popular para definição das ações prioritárias da entidade.

Segurança

Durante a assembleia, a Comandante de Policiamento Regional do Grande ABC, Coronel PM Claudia Barbosa Rigon Pereira foi oficialmente apresentada aos prefeitos. A Coronel detalhou a proposta denominada Projeto Radar, de integração de ocorrências de furtos e roubos de veículos em tempo real, através de câmeras inteligentes instaladas nas principais saídas das sete cidades. ‘’O ideal é que todas as cidades se integrem, já que a criminalidade migra muito facilmente pelas divisas’’, defendeu a Coronel.

Por sua vez, o prefeito Luiz Marinho reiterou a proposição do Consórcio encaminhada aos governos estadual e federal em julho do ano passado, de implantação dos portais de monitoramento de divisas. Com investimento estimado em R$ 25 milhões, o projeto prevê cerca de 115 portais com instalação de  aproximadamente 600 câmeras espalhadas pelas sete cidades.

Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho Segurança Pública, Benedito Mariano, o projeto dos portais, que será encaminhado à Comandante, é mais amplo que o Projeto Radar e o Consórcio está apto para dar início ao processo licitatório: ‘’Se o governo do Estado e a União encaminharem os recursos, poderemos abrir licitação para esse projeto’’. A expectativa é que acabando o período eleitoral a proposta possa ser retomada junto às duas esferas.

Mobilidade

Durante o encontro mensal de prefeitos também foram discutidos os encaminhamentos junto à Caixa Econômica Federal para as licitações de obras e projetos do PAC Mobilidade no ABC. Os procedimentos visam acelerar a abertura de licitações após a liberação, pela presidenta Dilma Rousseff, de R$ 461 milhões em recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), ocorrido no início de julho.

Segundo o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, estão sendo realizadas reuniões de recepção qualificada dos projetos dos municípios, com participação da Caixa. O processo mais adiantado refere-se às obras de Rio Grande da Serra que envolvem a pavimentação da Rua Guilherme Pinto Monteiro até a Av. Kaethe Richers; os corredores da Rua Prefeito Cido Franco e também da Av. D. Pedro I, Rua Pref. Carlos José Carlson, Rua Pastor Aquilino Sartori e Rua José Maria Figueiredo; e a pavimentação da Av. José Bello, Rua Natal Perilo, Rua José Carlos Pace e Rua Valeriano Carreria Gonçalves. “Essas seriam as primeiras licitações, que devem ser lançadas nas próximas semanas”, anunciou Bresciani.

Ribeirão Pires e Mauá foram contemplados hoje, com projetos publicados no Diário Oficial da União (DOU), pela portaria 521, de 29 de agosto, e agora podem iniciar as tratativas com a CEF. Em Ribeirão entram no PAC as obras do viaduto de transposição da linha férrea e a implantação da faixa exclusiva da Av. Francisco Monteiro. Já Mauá terá outro projeto na primeira etapa do programa: a construção de viaduto para articulação dos corredores Barão de Mauá e Castelo Branco.

511 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.