Terça-feira, 07 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014

“Ônibus da Mulher” encerra seu itinerário no ABC

Após quase duas semanas circulando pelos sete municípios, o “Ônibus da Mulher” chegou hoje (28) ao seu último destino no ABC, Diadema. O veículo tem o propósito de fornecer serviços de assistência às mulheres em situação de violência localizadas nas periferias das cidades e percorreu São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Mauá e Santo André.

No ABC desde o dia 15, o “Ônibus da Mulher” conseguiu atingir as regiões mais vulneráveis do ABC, prestando atendimento dentro da própria unidade móvel. Para isso, o veículo contou com uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas de atuação, como assistentes sociais, psicólogas (os), advogadas(os) e educadores sociais, entre outros. O serviço estará disponível até o próximo sábado (30).

A iniciativa, sob responsabilidade do Grupo de Trabalho Gênero, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, faz parte das ações que visam implementar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), do governo federal.

Durante as consultas, as mulheres recebem a Cartilha Regional de Serviços do Grande ABC “Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres’’. A publicação do Consórcio foi organizada pelo GT Gênero e integra conteúdo de orientação sobre a violência contra a mulher e endereços atualizados dos serviços existentes em cada município para o atendimento e apoio às mulheres que vivem diferentes formas de violência doméstica e de gênero na região.

Em Diadema, o “Ônibus da Mulher” percorrerá o seguinte itinerário, com atendimento sempre das 9h às 16h:

Dia 28 – Praça Lauro Michels, Centro

Dia 29 – Avenida Afrânio Peixoto, 351, Eldorado

Dia 30 – Rua Itália, Jardim das Nações (em frente ao Hospital Infantil Jd. das Nações)

Profissão Repórter

Uma equipe do programa jornalístico “Profissão Repórter”, da Rede Globo,  acompanhou, no dia 22 de agosto, o trabalho desenvolvido pelo “Ônibus da Mulher” em São Bernardo do Campo. O especial, cujo tema será “Violência de Gênero”, percorrerá áreas urbanas de São Paulo, Rio de Janeiro, além das capitais Goiânia (GO) e Recife (PE), mostrando vários aspectos que envolvem a questão. Segundo a equipe, a previsão inicial é de que o programa vá ao ar após as eleições.

No ABC, o “Profissão Repórter” escolheu mostrar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres das periferias para acesso aos serviços de atendimento à violência doméstica. O itinerário do “Ônibus da Mulher” percorrido pelo repórter Estevan Muniz e equipe, foi o do pós-balsa de São Bernardo do Campo, onde a unidade móvel ficou durante dois dias, em frente à sede do Núcleo Santa Cruz da Fundação Criança, localizada na Rua Hugo Vieira Pinto.

Além do trajeto percorrido, a reportagem acompanhou várias atividades desenvolvidas pelas equipes da Prefeitura de São Bernardo buscando envolver  as mulheres e suas famílias nessa área de manancial e introduzir o tema do enfrentamento à violência e o atendimento do ônibus. Entre as ações estavam serviços de saúde, jurídico, oficinas e contação de histórias, com gravação de depoimentos mediante consentimento das participantes. As organizadoras também foram entrevistadas, entre elas a coordenadora do Grupo de Trabalho Gênero, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Maria Cristina Pechtoll, e Maria de Lourdes de Oliveira, representante do GT em São Bernardo do Campo.

Fotos Ivone Patriota

Versão do sistema: 2.0.0 - 02/05/2024