Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014

Evento regional celebra formatura do Pronatec

O Teatro Municipal de Santo André foi palco, na tarde de hoje (22), da formatura regional dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia contou com a presença do diretor de Programas de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Muller, do prefeito de Santo André, Carlos Grana e do Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luis Paulo Bresciani.

O representante do MDS, Luiz Muller, lembrou que a maioria dos alunos que se formaram no Programa, estão hoje incluídos nas pesquisas do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) como admitidos. Muller descreveu o Pronatec como “um caminho possível para quem busca qualificação técnica e sucesso profissional”.

O prefeito Carlos Grana, exaltou a importância do curso técnico em sua vida e encorajou os alunos a continuarem estudando. ‘’O curso que fiz no SENAI foi muito importante na minha vida, e a minha melhor decisão foi continuar estudando’’, disse em alusão a ter estudado na instituição nos anos 1980. Após parabenizar os alunos, Grana anunciou que o projeto continuará no ABC. “É um programa vitorioso em todos os aspectos”, afirmou

Aproximadamente 250 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), receberam certificados de conclusão de curso.

Criado pelo governo federal em 2011, o Pronatec engloba uma série de iniciativas voltadas ao fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica. Os cursos são destinados a trabalhadores, estudantes do ensino médio (concluído ou não) e beneficiários de programas federais de transferência de renda com 16 anos ou mais. O objetivo é facilitar o ingresso no mercado de trabalho a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Haitianos

Também estiveram presentes alunos haitianos participantes do curso de língua portuguesa. Em sua maioria refugiados, eles estão sendo capacitados por programa exclusivo do Pronatec, voltado aos estrangeiros. À capela, os formandos subiram ao palco e cantaram uma canção em sua língua materna. ‘’Foram os imigrantes que construíram nossa região, e tenho o orgulho de dizer que Santo André é a terceira cidade com o maior número de haitianos. Vocês farão parte desse crescimento’’, enfatizou o prefeito Carlos Grana.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 16/07/2024 10:25:17