Sexta-feira, 10 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014

Prefeitos do ABC participam de assinatura de contrato para construção da Linha 18 - Bronze do Metrô

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e os prefeitos de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, e de Santo André, Carlos Grana, participaram hoje (22), no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de assinatura do edital para início da construção da Linha 18-Bronze do Metrô, que contempla a região. O evento contou com a presença da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, do Secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, do governador Geraldo Alckmin, e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

"Esse é um momento de celebração das parcerias entre os governos federal, estadual e municipais, que possibilitaram a transformação de um projeto em realidade. É uma obra de caráter metropolitano, muito importante, que vai levar transporte de alta capacidade e com qualidade para municípios do Grande ABC, interligando com São Paulo", declarou a ministra Miriam Belchior, ressaltando os investimentos federais na obra.

O prefeito Luiz Marinho lembrou a discussão da vinda do Metrô para o ABC, que começou a ser debatida pelos prefeitos membros do Consórcio em 2008, além do investimento de R$ 1,3 milhão da prefeitura de São Bernardo para a elaboração do projeto funcional da linha. "O processo de integração dos municípios pelo transporte irá encurtar distâncias, e espero que ao ponto de um dia convencer os usuários de transporte particular a optar pelo o público", afirmou o presidente da entidade regional, um dos principais articuladores do projeto.

O investimento para a construção é de aproximadamente R$ 3,5 bilhões, sendo R$ 1,276 bilhão do governo do Estado, R$ 400 milhões do Orçamento Geral da União e R$ 1,861 bilhão da iniciativa privada. O contrato foi assinado com o vencedor da licitação para a construção, o Consórcio Integrado ABC.

Com a obra, o ABC se torna a primeira região fora da capital paulista a contar com ramal metroviário. Em sua primeira fase, a linha contará com extensão de 14,9 quilômetros e 13 estações, com capacidade para transportar o equivalente a 314 mil passageiros diariamente em 26 trens. O monotrilho interligará São Bernardo, São Caetano e Santo André, permitindo a integração à estação Tamanduateí (Linha-2 Verde, do Metrô) e 10 – Turquesa da CPTM, além do Corredor São Mateus-Jabaquara, da EMTU.

Foto: Wilson Magão/PMSBC

Versão do sistema: 2.0.0 - 10/05/2024