Sexta-feira, 10 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Sexta-feira, 15 de Agosto de 2014

Consórcio e delegação colombiana trocam experiências sobre atuação regional

Os avanços da articulação regional e as conquistas do Consórcio Intermunicipal Grande ABC nos últimos anos foram apresentados na manhã de hoje (15), na sede da entidade, para uma delegação colombiana da Área Metropolitana del Valle de Aburrá. Os representantes da AMVA foram recebidos pelo presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. O encontro possibilitou a troca de experiências entre as entidades.

O prefeito Luiz Marinho apresentou à delegação colombiana a origem, metas e propostas do Consórcio. ‘’Tivemos grandes avanços nas áreas de mobilidade e prevenção de riscos, além claro, de fortalecer o papel do Consórcio no desenvolvimento da região’’, ressaltou.

O papel regional do Consórcio e sua transformação em referência nacional de atuação foram destacados pelo Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, que elencou as 63 ações dos 11 programas inclusos no Plano Plurianual Regional Participativo (PPA) e exaltou o fato de a entidade ter autonomia para o planejamento e execução de projetos, além de ‘’ser o primeiro e único consórcio a receber recursos do PAC’’, referindo-se à destinação de R$ 2,1 bilhões da esfera federal para elaboração e construção de obras e projetos. ‘’Desde que nos adequamos à Lei de Consórcios Públicos, passamos a ter autonomia para executar e propor projetos de desenvolvimento regional’’, disse

O assistente de direção da AMVA, Pablo Dávila Montoya, expôs as conquistas da entidade na região metropolitana da Colômbia. ‘’Temos um sistema forte de transporte que alcança toda a região’’. E citou a importância de Medelín (segunda cidade mais populosa do país) para o desenvolvimento econômico do Vale de Aburrá. ‘’80% dos recursos da AMVA vêm diretamente de Medellín para que os municípios cresçam proporcionalmente’’, afirmou.

Valle de Aburrá

Assim como o ABC, o Valle de Aburrá é uma região industrializada composta pelos municípios de Barbosa, Girardota, Copacabana, Bello, Itaguí, La Estrella, Sabaneta, Caldas, além de Medellín. Criada em 1980, a AMVA se tornou a primeira área metropolitana na Colômbia, segunda maior do país, atrás apenas do Distrito da Capital de Bogotá. A região possui uma população superior a três milhões de habitantes e por meio da união dos municípios, busca a integração metropolitana, a fim de promover o desenvolvimento econômico conjunto.

Versão do sistema: 2.0.0 - 10/05/2024

Portal atualizado em: 09/05/2024 16:58:55