Sábado, 11 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 02 de Julho de 2014

Presidenta Dilma libera R$ 461,6 milhões para Mobilidade em cerimônia com prefeitos do ABC

No total, investimentos na 1ª etapa de obras e projetos do PAC Mobilidade serão da ordem de R$ 1 bilhão

A Presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu no Palácio do Planalto, no início da noite de hoje (2), os prefeitos do ABC para ato de assinatura dos contratos do PAC Mobilidade Urbana que preveem investimentos de mais R$ 1 bilhão na primeira etapa de obras e projetos para a região. Apenas em recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) foram liberados R$ 461,6 milhões. A partir da assinatura, o Consórcio, as prefeituras e a Caixa Econômica Federal avançarão nos procedimentos visando a abertura das licitações necessárias. O objetivo é dar início às obras ainda em 2014.

O pacote faz parte dos investimentos em Mobilidade Urbana anunciados em agosto do ano passado pela Presidenta Dilma, durante visita ao ABC. A cerimônia de hoje contou com a presença dos ministros das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, do Planejamento, Miriam Belchior, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, além do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Além do presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participaram os prefeitos Lauro Michels (Diadema), Carlos Grana (Santo André), Paulo Pinheiro (São Caetano do Sul), Donisete Braga (Mauá) e Gabriel Maranhão (Rio Grande da Serra).

Na primeira fase serão destinados recursos federais do OGU para Diadema (R$ 125 milhões - Eixo Alvarenga/ Robert Kennedy/Couros e Ligação Leste-Oeste); Mauá (R$ 108 milhões - Eixo Corredor Sudeste e Viaduto Zaíra/ Eixo Barão de Mauá/Centro); Rio Grande da Serra (R$ 41 milhões - Eixo Corredor Sudeste); São Bernardo do Campo (R$ 98 milhões - Eixos Guido Aliberti, Lauro Gomes, Taioca, Corredor Sudeste, Ligação Leste Oeste e Corredor Alvarenga/Robert Kennedy/Couros - Avenidas marginais Ribeirão dos Couros) e Ribeirão Pires ( R$ 58 milhões - transposição da via férrea interligando Centro Alto e região central).

Além disso, o Consórcio receberá R$ 31,6 milhões para projetos que deverão alavancar uma segunda etapa de intervenções com investimentos de aproximadamente R$ 1,1 bilhão. Para a primeira etapa, Santo André não receberá verba do OGU, mas contará com recursos de aproximadamente R$ 186,5 milhões provenientes de financiamento (FGTS) e contrapartida municipal. Já para São Caetano as obras estão previstas para a segunda etapa de investimentos. A prioridade dos projetos é a construção de corredores de transporte coletivo.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Versão do sistema: 2.0.0 - 10/05/2024