Sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Terça-feira, 24 de Junho de 2014

Ministro da Saúde faz balanço positivo do Programa “Mais Médicos” na região

Um ano após seu lançamento, atendimento de consultas pré-natal em gestantes do ABC aumentou aproximadamente 47%

Ministro da Saúde faz balanço positivo do Programa “Mais Médicos” na região

Às vésperas de completar um ano, o Programa Mais Médicos do governo federal já mostra resultados positivos na região. O atendimento de consultas pré-natal para gestantes do ABC, por exemplo, aumentou 46,8%, passando de 4.672 atendimentos em janeiro do ano passado, para 6.857 no mesmo mês de 2014. Também cresceu 22,9% o total de consultas de demanda imediata, passando de 11.847 para 14.856 este ano. O balanço foi apresentado na manhã de hoje (24) pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante encontro com gestores da região em São Bernardo do Campo.

Chioro participou do Seminário “Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros”, promovido pelo Ministério com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O presidente da entidade regional e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, e o coordenador do Grupo de Trabalho Saúde, Homero Neponuceno Duarte, estiveram presentes.

Em abril deste ano o Programa Mais Médicos cadastrou treze mil profissionais, atingindo 100% da demanda apresentada pelos municípios e beneficiando 49 milhões de brasileiros. No total, 14.119 médicos estão no programa, atendendo 3.800 municípios e trinta e três distritos indígenas. Para o Estado de São Paulo vieram 2.187, sendo aproximadamente 150 para o ABC, beneficiando mais de 500 mil pessoas.

O ministro lembrou o papel fundamental do Programa criado em julho do ano passado e as dificuldades encontradas para obter profissionais qualificados para suprir a defasagem de médicos ainda existente. “O Brasil tem em média dois médicos para cada mil habitantes, enquanto na Argentina a proporção é de 3,2 médicos. Esses dados mostram a falta de profissionais no país”, disse Chioro.

O ministro também destacou o atendimento dos novos médicos, enfatizando o quanto era difícil estabelecer uma relação entre os profissionais e a população. “Devido à grande demanda por médicos não conseguíamos estabelecer uma equipe e muito menos criar um vínculo com a comunidade”, afirmou Arthur Chioro.

Arthur Chioro citou, também, outros componentes do Programa Mais Médicos que contribuem para a melhoria da Saúde, como a questão da infraestrutura, com aquisição de novos equipamentos, e a formação, incluindo mais cursos para a região, tendo São Bernardo e Mauá entre os municípios pré-selecionados para abertura de graduação na área. Os esforços para criação de novas vagas de Medicina nas universidades para suprir a carência desses profissionais mereceu destaque no balanço. “Estamos fazendo um processo substancial para a formação de novos profissionais. O Brasil sairá de 374 mil médicos para 600 mil até 2026”, anunciou.

O prefeito Luiz Marinho enfatizou a importância de existirem profissionais qualificados para utilizarem as tecnologias e ferramentas adquiridas pelos Estados e municípios, “Nós devemos formar meninos e meninas para serem doutores no nosso país, doutores com o conceito da medicina cidadã promovendo a saúde, por que esse é o papel da medicina”.

Fotos: Wilson Magão/PMSBC

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024