Sexta-feira, 10 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quinta-feira, 15 de Maio de 2014

Consórcio apoia III Conferência Estadual de Economia Solidária

A III Conferência Estadual de Economia Solidária começa nesta quinta-feira (15), no Centro de Formação de Profissionais da Educação Ruth Cardoso (Cenforpe), São Bernardo do Campo.

A abertura oficial será, às 19h00, e contará com a presença do Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer.

A conferência será realizada até sábado e seu objetivo é debater ações voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da Economia Solidária no Estado de São Paulo e apontar os principais pontos a serem encaminhados à Conferência Nacional que será realizada entre 26 e 29 de novembro, em Brasília.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apoia a conferência que está sendo convocada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SP) e pelo Fórum Paulista de Economia Solidária.

Histórico

Nos dias 28 e 29 de março, foi realizado em Santos a III Conferência Regional de Economia Solidária da Região do ABCDMRR e Baixada Santista. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apoiou e participou do encontro, que debateu a construção do Plano Regional de Economia Solidária.

Entre as propostas apontadas na etapa regional estão a implementação de Centros de Referência de Economia Solidária (Ecosol), com a participação dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES); criar Redes  de Comercialização Solidária, com realização de feiras e eventos periódicos; mapear os EES e disponibilizar  ferramentas virtuais nos portais oficiais, visando integrar as ações de apoio e de políticas públicas para o fortalecimento da Economia Solidária, essas propostas devem ser apresentadas na etapa estadual da Conferência.

Dia 15 de maio (Quinta-feira)

09h00: Chegada dos Delegados (as) e Suplentes/Acolhimento/ Inscrições.

12h00: Almoço.

14h00: Início dos Trabalhos (Para delegados (as), Suplentes e convidados).

16h00: Coffeebreak.

16h30: Leitura e Aprovação do Regimento Interno.

17h30: Trabalho em Subgrupos "Reflexões sobre as propostas das Conferências Municipais e Territoriais, com vistas a aprovação das 10 propostas a serem encaminhadas à Conferência Nacional".

18h30: Votação das 10 propostas pelos delegados (as) e suplentes para serem encaminhadas à Conferência Nacional.

19h00: Abertura Oficial: (Aberta  ao público).

Dia 16 de maio (Sexta-feira)

8h00: Acolhimento/Café da manhã.

9h00: Plenária para leitura e aprovação das 10 propostas a serem encaminhadas à Conferência  Nacional.

10h30: Trabalho em Subgrupos: Reflexões visando a Elaboração do Plano Estadual de Economia Solidária de São Paulo.

12h15:  Reunião dos Relatores/Facilitadores para sistematização das propostas, e posterior fixação para votação.

12h30: Votação das 10 propostas de alternativas de solução por todos os delegados (as) e suplentes.

13h00: Almoço.

14h30: Plenária para apresentação e aprovação das 10 propostas de alternativas de solução mais votadas,  para serem encaminhadas, por meio de Plano de Ação.

16h00: Coffeebreak.

16h30: Trabalho em Grupo para elaboração de plano de ação para as propostas aprovadas.

18h00: Encerramento.

18h30: Visita ao empreendimento Padre Léo Comissari, Coopcent ABC e a UNIFORJA.

21h30: Jantar para os delegados (as) e suplentes  do interior.

Dia 17 de maio (Sábado)

8h00: Acolhimento/Café da manhã.

09h00: Plenária para encaminhamento das propostas -  plano de ação.

Calendário de atividades e responsabilidades pelos encaminhamentos.

11h00: - Eleição/indicação da Secretaria Executiva do Fórum Estadual (para Elaboração do Plano Estadual).

Formação da Comissão de Redação do Plano de Economia Solidária do Estado de São Paulo e do Relatório da III Conferência Estadual de Economia Solidária.

12h00: Almoço.

14h00: Plenária Final/Encerramento (Aberto ao Público).

16h15: Encerramento da III Conferência de Economia Solidária do Estado de São Paulo.

Versão do sistema: 2.0.0 - 10/05/2024

Portal atualizado em: 09/05/2024 16:58:55