Sexta-feira, 10 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Consórcio Metropolitano da Grande Porto Alegre conhece experiência da região

Comitiva com prefeitos e vices, representando os 13 municípios integrantes do Granpal, visitou o Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Consórcio Metropolitano da Grande Porto Alegre conhece experiência da região

Representantes do Consórcio Metropolitano da Grande Porto Alegre – RS (Granpal) estiveram nesta quarta-feira (23), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, compartilhando experiências de sucesso desenvolvidas pelas duas entidades regionais. A comitiva foi recebida pelos secretários executivos do Consórcio Intermunicipal, Luis Paulo Bresciani, e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, e pelo Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda.

Estiveram presentes os prefeitos de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Roberto  Bier, e de Esteio, Gilmar Antonio Rinaldi, os vice-prefeitos de Nova Santa Rita, Antonio Cesar Bairros dos Santos, e de Eldorado do Sul, Domingos Sávio Salvador, a Diretora Executiva do Consórcio Granpal, Roselaine Amaro, e da Procuradora Geral da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, Angela Cristina Oliveira Machado.

O Diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal, Hamilton Lacerda, compartilhou com a comitiva a experiência adquirida com projetos consistentes e sólidos, como no caso do Programa Casa Abrigo Regional, de acolhimento de mulheres vítimas de violência no ABC, além do Plano de Mobilidade Regional, contemplado com investimentos federais de R$ 870 milhões em sua primeira etapa, anunciados pela Presidenta Dilma Rousseff no ano passado e com início de obras previsto ainda para este ano.

O Diretor de Programas e Projetos mostrou aos visitantes as vantagens da transformação da entidade regional em Consórcio Público, a partir de 2010. “O sucesso do Plano de Mobilidade Regional em especial se deveu à união dos sete municípios através do Consórcio. Santo André e São Bernardo estavam aptos a realizar o financiamento. Já outros municípios enfrentavam questões burocráticas ou outros impedimentos. Graças ao Consórcio o financiamento do Plano foi possível”, afirmou Hamilton Lacerda.

Composto por 13 cidades integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, o Consórcio Granpal foi criado pela necessidade das administrações em adquirir medicamentos mais baratos através da compra compartilhada. “A compra compartilhada é nosso grande diferencial. Com ela conseguimos um desconto de 37% em medicamentos”, afirmou a Diretora Executiva do Granpal, Roselaine Amaro. Após a troca de experiências, o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, apresentou as dependências da entidade do ABC e detalhou seu funcionamento.

Versão do sistema: 2.0.0 - 10/05/2024

Portal atualizado em: 09/05/2024 16:58:55