Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 23 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Educação - Terça-feira, 12 de Julho de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

ABC promove Congresso Brasileiro de Turismo Industrial nesta semana

Experiências regionais, nacionais e internacionais serão apresentadas e debatidas no evento, que tem entrada gratuita


ABC promove Congresso Brasileiro de Turismo Industrial nesta semana

O ABC receberá nesta semana, nos dias 14 e 15 de julho, gestores públicos e profissionais do Brasil e do exterior para debater experiências e oportunidades do setor turístico durante o Congresso Brasileiro de Turismo Industrial. O evento acontecerá no Senac São Bernardo do Campo. As atividades são gratuitas e exigem inscrição prévia, com vagas são limitadas.

Para apresentar a experiência pioneira do turismo industrial na região – São Bernardo iniciou projeto para o setor em 2013 - a programação do Congresso inclui, nos dois dias, visitas monitoradas à Volkswagen, Mercedes-Benz, Wheaton Brasil Vidros e Masipack, fábricas com plantas instaladas na cidade que participam do Turismo Industrial do município. As visitas acontecem no período da manhã.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e diretor de Turismo de São Bernardo, Fernando Bonisio, ressalta que o evento tem como objetivo divulgar a prática de visitações nas indústrias e atrair novos parceiros. “Com o Congresso estamos escrevendo mais um capítulo da história do turismo industrial do ABC, por meio de um evento que vai atrair pessoas de cinco Estados e 27 cidades, além dos parceiros internacionais”, afirmou.

Com notoriedade internacional crescente, o turismo industrial consiste, na sua concepção básica, em uma visita monitorada a determinada empresa. Na atividade, empreendedores abrem suas portas para receber grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produzir e a tecnologia empregada.

Para falar sobre a temática, no dia 14, às 14h50, a coordenadora do programa de Turismo Industrial de São João da Madeira, em Portugal, Alexandra Alves, ministrará palestra magna a respeito do case de sucesso de sua região. A cidade portuguesa, que sediou a 4ª edição do Congresso Europeu de Turismo Industrial, é referência neste segmento e assinou, em 2015, Termo de Cooperação Técnica Internacional com a Prefeitura de São Bernardo do Campo para a troca de experiências permanente nesta área. A assinatura ocorreu após visita de missão do Consórcio e da Agência ao país.

No segundo dia do Congresso, a partir das 15h, serão realizadas apresentações de especialistas no assunto em salas temáticas sobre “A Qualificação Profissional para o Turismo”, “Patrimônio Industrial”, “Compartilhando Experiência Internacional – o caso da Viarco de Portugal”; “Operacionalização do Turismo Industrial – como bem receber” e “Turismo Industrial: Cases de sucesso no Brasil e no mundo e a proposta de regionalização no Grande ABC”. Às 16h do dia 15, o coordenador do GT Turismo, Fernando Bonisio, ministra painel sobre oportunidades e perspectivas do turismo industrial na cidade e na região.

O Congresso Brasileiro de Turismo Industrial será realizado pelo Consórcio Intermunicipal, por meio do GT Turismo, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço tático operacional do Consórcio para questões relacionadas ao desenvolvimento regional, e o Senac SP.

O presidente da Agência de Desenvolvimento, Joaquim Celso Freire Silva, afirma que o potencial do ABC para desenvolver o turismo industrial é inquestionável. “A indústria está em nosso DNA.  Debater o setor a partir de experiências bem-sucedidas e construir parcerias com empresas de nossas cidades, que ao abrirem suas portas para visitantes e a própria comunidade também estão reafirmando seu compromisso com a excelência e com o crescimento do Grande ABC, será o primeiro passo para fortalecer esse segmento”, destaca.

Jurandir Santos, gerente do Senac São Bernardo do Campo, ressalta que o Congresso coloca em debate um segmento com grande potencial de crescimento na região. “O evento beneficia não somente o turismo industrial, como também o mercado hoteleiro, gerando oportunidades em toda a cadeia produtiva do comércio e da prestação de serviços. Estudantes e profissionais terão acesso às boas práticas implantadas em grandes empresas e terão a chance de conhecer o portfólio de cursos oferecidos pelo Senac para quem deseja se qualificar”, afirma.

Os participantes recebem certificado ao final do evento.

Clique aqui para se inscrever.


Serviço

Congresso Brasileiro de Turismo Industrial

Dias 14 e 15 de julho, das 7h30 às 18h

Local: Senac São Bernardo do Campo

Avenida Senador Vergueiro, 400, Centro

Inscrições: www.sp.senac.br/sbc

Informações: sbcampo@sp.senac.br

 

Foto: Turismo Industrial SBC

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

425 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.