.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
ABDI discute planejamento 2014 do Focem Auto com o Grande ABC
Para aumentar a competitividade de empresas de autopeças e ferramentaria da região, foi realizada nesta segunda-feira (24) a Oficina de Planejamento para 2014 do Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do Mercosul (Focem Auto) com as 25 empresas participantes do Grande ABC. O encontro aconteceu na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, parceiro da iniciativa no Estado de São Paulo.
Participaram da reunião a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), executora do projeto, as Secretarias Executivas do Consórcio e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e a Prefeitura de São Bernardo do Campo. O projeto é cofinanciado pelo Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem).
A ABDI apresentou o balanço do projeto em 2013, que já teve as fases de metodologia e diagnóstico concluídas e finaliza atualmente a fase de extensão tecnológica.
“É um projeto piloto de integração produtiva do Mercosul e conseguimos agir de fato dentro das empresas. Neste primeiro ano já temos resultados de melhorias nas linhas de produção das empresas dos quatro países para que fiquem mais competitivas”, afirmou o coordenador técnico do Focem Auto e especialista em projetos da ABDI, Alexandre Amissi Garcia Silveira.
Cada empresa recebeu consultoria individualizada com 80 horas de dedicação com o objetivo de apontar as mais modernas tecnologias de produção e gestão conforme a necessidade e a capacidade da empresa. Entre os projetos em execução pelas empresas estão melhoria de layout e fluxo produtivo, tempo de set up e aumento da produtividade.
Para o empresário Mauricio Tomazetti Filho, da Ferramentaria Gaspec e do APL Ferramentaria, o Focem Auto contribui para aumentar o nível de profissionalismo das empresas. “São melhorias em gestão de projetos e na organização da empresa como um todo. Temos resultados ao enxergar problemas e saber como resolver na prática.”
“O projeto abrange a organização física e administrativa, a conscientização dos trabalhadores e a elaboração e o cumprimento de metas de maneira mais atuante do que era antes”, afirmou Cida Rodrigues, da empresa Naturaço.
Foram realizadas capacitações dos empresários em Porto Alegre sobre metodologias de resolução de problemas, mensuração e metrologia de linhas de produção. Em Montevidéu, no Uruguai, os empresários receberam capacitação sobre qualidade e gestão empresarial.
2014 – Para este ano, estão previstas oficinas de metrologia e normatização, formação profissional e acesso a crédito, com orientação sobre as linhas de financiamento disponíveis. Outro evento será a realização de Rodada de Negócios entre as empresas do projeto e compradores de médio e grande porte e sistemistas.
Também foi discutida a Especialização Tecnológica para engenheiros automotivos com o objetivo de ampliar a capacidade inovativa das empresas, além do Curso de Gestão da Inovação para a cadeia automotiva. Está prevista ainda a realização de uma Rodada Tecnológica entre as empresas e os institutos de ciência e tecnologia e centros de referência dentro do Mercosul para a realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento de forma cooperada.
O projeto abrange cerca de 100 empresas que atuam no setor de autopeças e ferramentaria no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas de pequeno e médio portes do setor. A previsão de encerramento é dezembro deste ano.
Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC