Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2014

Consórcio apoia campanha para economia de água

Municípios do ABC se preparam para enfrentar nível crítico dos sistemas de abastecimento

Consórcio apoia campanha para economia de água

O forte calor que afeta a região do ABC e a situação crítica do sistema Cantareira, reservatório que abastece integralmente São Caetano do Sul e parte do município de Santo André, e que registrou hoje (14) o pior nível de água armazenada de sua história (18,7%), vem sendo enfrentado pelas prefeituras com campanhas de conscientização pela economia de água. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apoia as medidas de incentivo à redução do consumo e abre espaço para divulgação das iniciativas. A partir de hoje (14), o site da entidade regional abrigará link para o hotsite da campanha de economia de água do Semasa (http://www.jogandolimpocomvoce.com.br/).

A campanha “Vamos Manter o Nível” traz dicas de economia, peças de animação sobre o tema e jogos para apresentar de forma lúdica o conceito “Água, economizar é fácil, ficar sem é difícil”. A mensagem de uso racional da água vale para todos os municípios do ABC. Em São Caetano, medidas para redução do consumo estão sendo estudadas, enquanto em Diadema, já foi iniciado o racionamento de água.

Sistemas

O abastecimento dos municípios do ABC provém de sistemas produtores de água compostos por conjuntos de reservatórios. Atualmente a situação é mais crítica nos municípios de São Caetano do Sul, totalmente abastecido pelo sistema Cantareira, e Santo André, que recebe água do sistema Cantareira, mas também dos sistemas Alto Tietê e Rio Grande e Rio Claro.

O Sistema Alto Tietê, que também abastece a cidade de Mauá, está atualmente com 40,4% de sua capacidade, também abaixo da média para a época. Já o Sistema Rio Claro, que além de Santo André, abastece parte de Mauá e Ribeirão Pires, está com 89,8% de sua capacidade, enquanto o Sistema Rio Grande, que abastece Diadema, Santo André e São Bernardo do Campo, tem atualmente 88,8% de armazenamento. A situação também é menos preocupante no Sistema Ribeirão da Estiva, que abastece Rio Grande da Serra.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 16/07/2024 10:25:17