.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio apoia campanha para economia de água

Municípios do ABC se preparam para enfrentar nível crítico dos sistemas de abastecimento


Consórcio apoia campanha para economia de água

O forte calor que afeta a região do ABC e a situação crítica do sistema Cantareira, reservatório que abastece integralmente São Caetano do Sul e parte do município de Santo André, e que registrou hoje (14) o pior nível de água armazenada de sua história (18,7%), vem sendo enfrentado pelas prefeituras com campanhas de conscientização pela economia de água. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apoia as medidas de incentivo à redução do consumo e abre espaço para divulgação das iniciativas. A partir de hoje (14), o site da entidade regional abrigará link para o hotsite da campanha de economia de água do Semasa (http://www.jogandolimpocomvoce.com.br/).

A campanha “Vamos Manter o Nível” traz dicas de economia, peças de animação sobre o tema e jogos para apresentar de forma lúdica o conceito “Água, economizar é fácil, ficar sem é difícil”. A mensagem de uso racional da água vale para todos os municípios do ABC. Em São Caetano, medidas para redução do consumo estão sendo estudadas, enquanto em Diadema, já foi iniciado o racionamento de água.

Sistemas

O abastecimento dos municípios do ABC provém de sistemas produtores de água compostos por conjuntos de reservatórios. Atualmente a situação é mais crítica nos municípios de São Caetano do Sul, totalmente abastecido pelo sistema Cantareira, e Santo André, que recebe água do sistema Cantareira, mas também dos sistemas Alto Tietê e Rio Grande e Rio Claro.

O Sistema Alto Tietê, que também abastece a cidade de Mauá, está atualmente com 40,4% de sua capacidade, também abaixo da média para a época. Já o Sistema Rio Claro, que além de Santo André, abastece parte de Mauá e Ribeirão Pires, está com 89,8% de sua capacidade, enquanto o Sistema Rio Grande, que abastece Diadema, Santo André e São Bernardo do Campo, tem atualmente 88,8% de armazenamento. A situação também é menos preocupante no Sistema Ribeirão da Estiva, que abastece Rio Grande da Serra.

457 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.