Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Cultura - Sábado, 23 de Novembro de 2013

Prefeitos conhecem versão completa do Plano de Mobilidade Regional

Assembleia mensal apresentará também os primeiros resultados da sincronização semafórica no Grande ABC

Prefeitos conhecem versão completa do Plano de Mobilidade Regional

O Plano de Mobilidade Regional volta a ser discutido pelos prefeitos nesta segunda-feira (2), durante a última assembleia do ano no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na sede da entidade (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André). Outro destaque do encontro mensal será a apresentação dos primeiros resultados do Projeto de Sincronização Semafórica e os desdobramentos do PAC Mobilidade, a partir do anúncio de investimentos para a região pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, em agosto.

O Plano Regional de Mobilidade foi contratado pelo Consórcio e vem sendo elaborado desde 2012. As propostas nele contidas foram também ponto de partida para o Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do Grande ABC, entregue à Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em 26 de maio, que resultaram no anúncio da presidenta Dilma Rousseff. Na segunda-feira, a síntese dos resultados do Plano será apresentada aos chefes do Executivo. A versão final deve ser entregue ainda em dezembro pela empresa vencedora da licitação.

Também na assembleia, o GT Mobilidade e a Tranzum Consultoria, empresa contratada para planejamento, elaboração e execução de intervenções no sistema viário, apresentarão os primeiros trabalhos de sincronização semafórica já realizados para melhoria do fluxo de veículos na região. A proposta prevê priorizar os principais “gargalos” do ABC.

Já a discussão do tema PAC Mobilidade envolverá o andamento dos projetos que receberão investimentos de R$ 793 milhões em mobilidade articulados pelo Consórcio e anunciados pela presidenta Dilma no dia 19 de agosto, após encontro com os sete prefeitos em São Bernardo do Campo.

Também estão na pauta informes sobre os encaminhamentos referentes à remoção de famílias de áreas de risco alto e muito alto antes do período de chuvas, e a entrega do Plano Plurianual Regional Participativo, prevista para o dia 11 de dezembro, às 19h, no Teatro Municipal de Santo André. Outro tema que será discutido envolve a criação do Prêmio Prefeito Celso Daniel, parceria proposta entre o Consórcio e as universidades UFABC, USCS e Metodista.

Serviço:

45ª Reunião Ordinária da Assembléia Geral