Domingo, 19 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Geraldo Alckmin vem ao ABC para balanço da Agenda Metropolitana

Prefeitos recebem governador nesta quinta-feira (24), em São Caetano do Sul

Geraldo Alckmin vem ao ABC para balanço da Agenda Metropolitana

O governador Geraldo Alckmin estará no ABC nesta quinta-feira (24), para debater a Agenda Metropolitana com o Governo do Estado, em encontro que acontecerá, a partir das 10h30, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria). O governador será recebido pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e demais prefeitos da região. Autoridades e representantes da sociedade civil dos sete municípios estarão presentes.

A visita, inicialmente marcada para o dia 17 e adiada pelo Palácio dos Bandeirantes, deve oficializar compromissos assumidos pelo governador com a região em junho de 2011. Na ocasião, Alckmin anunciou, no Teatro Municipal de Santo André, investimentos de R$ 6,3 bilhões para o ABC, recursos destinados principalmente à Mobilidade (Metrô Leve ABC). O balanço da agenda prioritária até os dias atuais será feito no encontro desta quinta-feira. A expectativa é de novos anúncios por parte do Governo do Estado.

O Consórcio iniciou, em março deste ano, um processo de retomada da Agenda Metropolitana, promovendo reuniões especificas com diversos secretários estaduais, visando preparar a visita do governador. Foram realizados encontros com os secretários de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita; de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; de Saúde, Giovanni Guido Cerri e seu sucessor, David Uip; de Meio Ambiente, Bruno Covas, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; e de Habitação, Silvio Torres.

Nas conversas com o secretariado de Alckmin, foram reforçados os pleitos da região em pontos estratégicos como Mobilidade, incluindo a integração tarifária e de sistemas de transporte público; Meio Ambiente, com destaque para os procedimentos de licenciamento ambiental em áreas de mananciais; Segurança Pública, com demandas pelo aumento do efetivo e implantação de portais eletrônicos de monitoramento de divisas; Saúde, por maior agilidade no repasse dos recursos de R$ 20,4 milhões já liberados pelo governo federal para o Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS); Habitação, pela construção de 11 mil moradias e auxílio-aluguel para a remoção preventiva de duas mil famílias de áreas de risco; além de instalação de uma Unidade da Rede Lucy Montoro para atendimento em reabilitação física, entre outras demandas.

Serviço:

Agenda Metropolitana do Governo do Estado e Consórcio Intermunicipal Grande ABC – 2013

Encontro com o Governador Geraldo Alckmin

Dia 17 de outubro (quinta-feira), às 10h30