Domingo, 19 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Terça-feira, 15 de Outubro de 2013

Oficina prepara o ABC para prevenção a enchentes e deslizamentos

Grupo Temático Gestão de Riscos do Consórcio organiza evento para debater situação regional e definir ações conjuntas entre os sete municípios

Oficina prepara o ABC para prevenção a enchentes e deslizamentos

Construir um planejamento comum às sete cidades para enfrentar o próximo período de chuvas de verão é o que pretende o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, através do Grupo Temático Gestão de Riscos com a realização da “Oficina Regional de Planejamento das Ações Contingenciais Conjuntas”, que acontece nesta quarta-feira (16), das 9h às 17h30, na sede da entidade regional (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André)

O aprimoramento das medidas de cooperação entre os municípios do ABC visando a prevenção a desastres naturais e enchentes foi reafirmado no último dia 7, pelo presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, durante a assembleia mensal de prefeitos. O encontro abriu o debate sobre o diagnóstico da situação dos municípios em relação à lei federal 12.608/12, que institui o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

As medidas preventivas serão aprofundadas durante a Oficina, que reunirá técnicos das diversas secretarias envolvidas com a temática do risco (Habitação, Defesa Civil, Planejamento Urbano, Obras, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, etc.). No evento, que contará com a participação de representantes do Governo do Estado, as sete cidades pretendem atualizar o número real de moradores que ocupam áreas de risco 3 e 4 (alto e muito alto), atualmente estimado em duas mil famílias. O Grupo Temático Gestão de Riscos, organizador da Oficina, é composto por integrantes dos Grupos de Trabalho Planejamento Urbano e Defesa Civil do Consórcio.

A Oficina debaterá a situação regional de execução dos Planos de Contingência, estabelecendo fluxo de intercâmbio de informações, tecnologias e experiências municipais, de modo a permitir maior padronização qualitativa regional. Serão definidas ações conjuntas entre as cidades para otimizar os recursos materiais e humanos visando apoiar os municípios com menor estrutura em situações de emergência e concentrar o apoio de todos em situações críticas localizadas. Também serão analisadas as condições do monitoramento fluvio e pluviométrico existentes, para emissão de alertas antecipados aos moradores das áreas de risco da região.

Programação completa da Oficina Regional de Planejamento das Ações Contingenciais Conjuntas:

9h30

Metodologia para montagem de Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) – Prof. Dr. Fernando R. Nogueira - UFABC

Trabalho em grupos:

• Grupo 1 - Monitoramento pluvio-hidrológico e sistema regional de alerta
  • Grupo 2 - Resposta a emergências e desastres
  • Grupo 3 - Remoções preventivas e abrigamentos
  • Grupo 4 - Informação pública e envolvimento das comunidades em risco

Informação sintética sobre a estruturação do Plano de Contingência/ PPDC em cada cidade.  Objetivo: avaliação da situação regional com base nas estruturas e capacidades locais

11h30

Apresentação dos resultados

MESA 1: Rede regional de monitoramento pluviométrico e sistema de alerta

• Profª Drª Maria Valverde – UFABC
  • Dr. Daniel Candido – CEMADEN
  • Moderador: Major PM Homero de Giorge Cerqueira - CEDEC

14h30

MESA 2: Resposta a urgências e emergências

• Geólogo Marcelo Fischer Gramani - IPT
  • Dr. Jair Santoro – Instituto Geológico (IG)
  • Moderador: Comandante do 8º GB / Ten. Cel PM Roberto Alboredo Sobrinho;

Trabalho em grupos:

• Grupo 1 - O que é possível padronizar regionalmente nos PPDCs locais?
  • Grupo 2 - O que pode ser melhorado pela atuação conjunta?
  • Grupo 3 - O que é necessário para articular estruturas unificadas em nível regional?

16h40

Apresentação dos resultados

17h10

Pacto de ação conjunta a ser estruturada