Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Obras - Segunda-feira, 06 de Junho de 2016

Prefeitos definem últimos preparativos de Seminário Internacional no ABC

Assembleia também teve balanço do Centro Regional de Formação, andamento de projetos de mobilidade e lançamento da nova etapa da Campanha Travessia Segura

Prefeitos definem últimos preparativos de Seminário Internacional no ABC

A 75ª Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC definiu, na manhã desta segunda-feira (6), os últimos preparativos do Seminário Internacional “Desenvolvimento e Governança Regional: Diagnósticos e Perspectivas a partir da Região Metropolitana de São Paulo”. O evento vai reunir gestores, representantes de movimentos sociais, empresários, sindicalistas e acadêmicos entre quarta (8) e quinta-feira (9) no campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Por determinação do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015), todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas brasileiras devem desenvolver, até janeiro de 2018, os seus respectivos planos diretores. Durante o Seminário Internacional, serão apresentadas experiências nacionais e internacionais sobre o tema.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, ressaltou a participação dos gestores dos sete municípios da região no encontro, que vai abordar elaboração do Plano Diretor Regional do ABC (PDR-ABC) e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Grande São Paulo.

Em maio, Marinho foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, com mandato até o fim deste ano. Esta eleição dá ainda mais relevância aos debates sobre o plano diretor regional, de acordo com o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani.

Centro de Formação

Os prefeitos avaliaram também o balanço das atividades do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana realizadas neste primeiro semestre. Nos seis primeiros meses do ano, 420 guardas civis municipais (GCMs) de São Bernardo do Campo, Mauá e Ribeirão Pires passaram pelo Curso de Formação Continuada, 40 GCMs da região participaram da formação específica de Controle de Distúrbio Civil (CDC), 12 GCMs e dois servidores do Consórcio fizeram o Curso de Programação Neurolinguística (PNL) e 39 GCMs de Diadema iniciaram o Curso de Ingresso na carreira.

Inaugurado em dezembro do ano passado, o Centro Regional tem como objetivo se tornar uma referência nacional para a formação de Guardas Civis Municipais (GCMs) e para outras áreas no campo da Segurança Pública, como a Defesa Civil, além do Trânsito. “O Centro de Formação é pioneiro no país e deve se firmar como uma grande experiência a ser seguida”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública do Consórcio, José Luís Martins Navarro, lembrou que o Curso de Ingresso é obrigatório para os novos guardas municipais. As próximas turmas serão formadas por 28 GCMs de São Caetano do Sul e 30 de Santo André. “O Centro Regional tem acumulado ótimos resultados, sendo um exemplo para a formação de guardas civis em todo o país”, afirmou.

Para o segundo semestre, estão programados novos cursos de Formação Continuada, Libras, Patrulhamento Tático, Controle de Distúrbio Civil, Formação de Formadores e Programação Neurolinguística.

Mobilidadade

A coordenadora do GT Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida, informou aos prefeitos sobre o andamento dos 21 novos projetos do Plano Regional de Mobilidade do Consórcio. Os projetos básicos estarão concluídos dentro de 18 meses, contados a partir da ordem de serviço, assinada em 8 de março. Os estudos são necessários para viabilização das futuras obras, que tornarão possível uma rede integrada de transporte coletivo no ABC.

“Temos recurso do Governo Federal empenhado para cobrir a previsão de cronograma deste ano”, disse a coordenadora do GT. O Consórcio também está finalizando o edital a ser enviado para a Caixa para a contratação do projeto do Centro de Monitoramento Regional.

A nova etapa da Campanha Travessia Segura, de conscientização de motoristas e pedestres, também foi anunciada na assembleia mensal. As ações serão realizadas no entorno de instituições de ensino dos sete municípios, com equipes orientando e distribuindo materiais educativos sobre prevenção e redução dos acidentes no trânsito. A retomada das ações pretende introduzir, a longo prazo, uma mudança cultural entre os moradores da região, incorporando a valorização do uso e do respeito às faixas de pedestres.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14