.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras - Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio indica prioridades ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

Consórcio indica prioridades ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano


Consórcio indica prioridades ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, enfatizou a necessidade de priorizar as grandes questões da mobilidade e drenagem no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, que integra os 39 municípios e representantes do Governo do Estado. A 7ª Reunião Ordinária ocorreu nesta segunda-feira (16/09), em São Bernardo.

Marinho criticou a fragilidade da pauta colocada pelo Governo do Estado, que deveria dialogar com as grandes questões da sociedade. Também ressaltou que a ausencia de representantes do Governo Estadual prejudicou as discussões, já que os secretários da Casa Civil, do Desenvolvimento Metropolitano e dos Transportes Metropolitanos nao compareceram. 

Entre as preocupações colocadas por Marinho está a construção do piscinão Jaboticabal. “É preciso avançar no combate às enchentes e encontrar soluções urgentes. Não vamos conseguir resolver a enchente no Piraporinha se não houver mais empenho para a construção do piscinão Jaboticabal. É caro, mas o impacto das enchentes na economia não está calculado”, afirmou.

Sobre a mobilidade urbana, o presidente do Consórcio cobrou mais empenho nas discussões da integração das modalidades de transportes e integração tarifária, além da partilha dos custos do transporte na Região Metropolitana. “Queremos efetivamente dar resposta à sociedade em relação à qualidade do transporte, eficiência e custo”, disse.

O presidente do Consórcio também solicitou a inclusão da Represa Billings na pauta de discussões, que contemplava apenas a revisão da lei específica da bacia hidrográfica do Guarapiranga.

O presidente do Conselho e prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, destacou a elaboração de um Plano Diretor Metropolitano e a necessidade de organização que leve em consideração todas as partes constitutivas do Conselho.

Consórcios – Para dar mais celeridade aos trabalhos, foi deliberado que os consórcios de municípios farão reuniões preparatórias para discutir a pauta previamente, considerando proposta do Prefeito de Mauá, Donisete Braga. Os consórcios também vão analisar a minuta de criação do Fundo de Desenvolvimento apresentada pelo Estado e a formação de seu Conselho de Orientação.

Segurança – O secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella, assinou a criação dos Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica de Segurança Pública da RMSP (Gamesp), um em cada uma das cinco sub-regiões da RMSP. O Consórcio Intermunicipal pretende discutir a composição específica do Grande ABC para garantir a representação adequada dos sete municípios na tomada de decisões.

Participaram pelo Governo do Estado os secretários de Estado de Habitação, Silvio Torres, da Fazenda, Andrea Sandro Calabi, e o presidente da Agência Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos.

Foram criadas inicialmente as Câmaras Temáticas de Desenvolvimento Metropolitano, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Saneamento e Educação.

506 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.