Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Saúde - Sexta-feira, 03 de Junho de 2016

Empresas do ABC terão capacitação gratuita para fornecer à cadeia de petróleo e gás do Mercosul

Indústrias da região participam do Focem P&G, projeto que estimula melhorias técnicas e de gestão para ampliar oportunidades de negócios

Onze empresas da região assinaram nesta sexta-feira (3), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o termo de adesão ao projeto de qualificação de fornecedores da cadeia produtiva de Petróleo e Gás (Focem P&G), realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul ( Focem). A iniciativa conta com apoio da entidade regional e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

O objetivo do Focem P&G é promover a qualificação de fornecedores para a cadeia produtiva de petróleo e gás no âmbito do Mercosul. Serão contempladas 100 empresas do Brasil (11 no ABC e 23 no Rio Grande do Sul), Argentina, Paraguai e Uruguai. Nas sete cidades, serão atendidas pelo projeto indústrias de pequeno e médio porte.

Com a assinatura, o próximo passo é o início da etapa de diagnóstico das empresas, que irá avaliar questões como diferenciais competitivos, gestão, mão de obra, internacionalização, planejamento estratégico, mercado de atuação, desenvolvimento tecnológico, entre outros aspectos. No segundo semestre, terão início as oficinas de qualificação técnica e gerencial das participantes.

“Trabalhamos com a expectativa de que as empresas possam ampliar as possibilidades de diversificação da clientela. Temos o foco no setor de petróleo e gás, que é nosso ponto de partida, com possibilidade de ganho em outras áreas”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Paulo Cesar Marques da Silva.

Após a realização das oficinas, o grupo de empresas participa de workshops e missões de negócios e tecnológicas, sempre com o apoio da equipe técnica do projeto.

Uma das empresas que participa do Focem P&G é a Robefer, instalada na Vila Luzita, em Santo André. Atualmente com quatro funcionários, a indústria de usinagem e fabricação de peças e dispositivos industriais fornece para os setores hospitalar, têxtil, aeroespacial, automotivo e, indiretamente, já faz negócios na cadeia de petróleo e gás. “Pretendemos ampliar o fornecimento para este setor e acreditamos que a empresa possa crescer neste processo”, opinou Roberto Silva, gerente comercial da Robefer.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico, Giovanni Rocco, ressaltou a importância de parcerias estratégicas para garantir ao setor produtivo oportunidades de fortalecimento e retomada de crescimento nos negócios. “Temos que reagir e nos preparar para novos mercados, para sermos cada vez mais competitivos e aproveitar as lacunas que ainda não foram ocupadas. Quem tem iniciativa sempre estará um passo à frente da concorrência”, disse.

A cerimônia de assinatura do termo de adesão também foi acompanhada pelo Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani.

Sobre o Focem P&G

Para preparar as empresas que cumprirem os pré-requisitos do Focem P&G, serão destinados US$ 3,6 milhões, custeados pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), com contrapartida da ABDI, ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Dentro do Focem P&G foi realizado estudo que mapeou a demanda de empresas-âncora do setor por produtos e serviços. Foram identificados 96 itens que grandes empresas desta cadeia produtiva têm dificuldade em obter, como fornecimento de produtos químicos, engenharia, pintura industrial e logística.

No ABC, as empresas selecionadas para o projeto possuem planta instalada em uma das sete cidades, com pelo menos cinco anos de funcionamento. Além disso, têm faturamento anual entre R$ 2,4 milhões e R$ 90 milhões; são fornecedoras ou potenciais fornecedoras da cadeia de P&G para atividades relativas à exploração, produção e refino; e possuem regularidade jurídica, econômico-financeira e fiscal.

A previsão é que as atividades de diagnóstico das participantes tenham início ainda neste semestre, com duração programada de 24 meses.

Histórico

Esta é a segunda participação do Grande ABC em projeto de complementação do setor produtivo no âmbito do Mercosul. Em 2013 e 2014, 25 empresas da região participaram da primeira etapa da iniciativa, também realizada por meio do Consórcio Intermunicipal, da Agência GABC e da ABDI.

Estão contempladas pelo projeto 88 indústrias de pequeno e médio porte, fabricantes de partes e peças, componentes eletrônicos, ferramentaria e moldes, do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Entre os resultados obtidos nas empresas do ABC estão aumento de 50% da disponibilidade das máquinas, que amplia a eficiência da utilização dos equipamentos, 31% do aumento da produtividade, 59% de queda no tempo de preparação das máquinas para produção e 53% de redução de não conformidades. As ações diminuem custos extras para corrigir erros da produção.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14