Segunda-feira, 20 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Obras - Segunda-feira, 02 de Setembro de 2013

“Plano Plurianual vai ajudar a organizar o tamanho do sonho regional”, diz Marinho

Assembleia de prefeitos prepara início das plenárias do PPA Participativo nos municípios

Os preparativos para o início das plenárias municipais do processo de construção do Plano Plurianual Participativo do Grande ABC foram debatidos hoje (2), durante assembléia de prefeitos realizada no Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O PPA Regional irá orientar as ações da entidade no período de 2014 a 2017. As plenárias começam no próximo dia 10 de setembro, no Centro de Referência do Idoso (Av. Redenção, 271, Centro, São Bernardo do Campo), e prosseguem nos outros seis municípios até o dia 1º de outubro.

“É preciso projetar que região nós teremos para daqui a 4, 5 anos. Colocar no imaginário das pessoas e se dar conta do desafio de projetos, porque ao estimular o debate vão aparecer demandas que serão diretrizes para a região. Seguramente representa quantidade de investimentos maior do que os PPAs das cidades estão projetando. Nós precisaremos de mais projetos para levar ao governo do Estado e ao governo federal. Acho que acima de tudo ajuda a organizar o tamanho do sonho regional”, resumiu Marinho.

As plenárias do PPA Regional Participativo acontecerão sempre às 19h e terão o seguinte calendário:

10 DE SETEMBRO – SÃO BERNARDO DO CAMPO - Centro de Referência do Idoso (CRI), Av. Redenção, 271, Centro;

12 DE SETEMBRO – SANTO ANDRÉ - Clube Primeiro de Maio (Salão Social), Av. Portugal, 79, Centro;

17 DE SETEMBRO – SÃO CAETANO DO SUL - EMEF Dom Benedito Paulo Alves Souza, Rua Martim Francisco, 177 – B. Santa Paula;

19 DE SETEMBRO – MAUÁ – Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei) Cleberson da Silva, Rua da Pátria 237, Vila Magini;

24 DE SETEMBRO – RIO GRANDE DA SERRA – Fundo Social de Solidariedade, Rua Progresso 700, Centro;

26 DE SETEMBRO – DIADEMA - Centro Cultural Okinawa, Av. Sete de Setembro, 1670 – Centro;

01 DE OUTUBRO – RIBEIRÃO PIRES - Teatro Municipal Euclides Menato, Complexo Ayrton Sena, Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – B. Jardim Itacolomy.

Orçamento

O orçamento anual do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, passará de aproximadamente R$ 6,5 milhões para R$ 19,7 milhões a partir do ano que vem. A decisão foi tomada pelos prefeitos durante o encontro mensal e significa uma elevação da contribuição dos municípios dos atuais 0,11% da receita de cada cidade para 0,30% em 2014.

“Resolvemos estabelecer um aumento gradual da receita do Consórcio: 0,30% para o ano que vem e 0,50% para 2015. Mas acredito que dada a grandeza da região, o orçamento necessário seria de 3% da receita de cada município”, afirmou o presidente da entidade, Luiz Marinho.

Para o prefeito, com a transformação da entidade em um Consórcio público é preciso trazer ao debate uma provocação diferenciada em relação ao seu papel, passando a executor de projetos. “Faço uma provocação ao governo federal: se nós queremos de fato Consórcios de Cidades e se queremos dar peso a eles, nós precisamos também dar mais responsabilidade, inclusive fiscal aos Consórcios”, disse Marinho.

Versão do sistema: 2.0.0 - 17/05/2024

Portal atualizado em: 17/05/2024 19:00:23