Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Terç
07/02
Chuva
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Quar
08/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Quin
09/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0
Sext
10/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0

Cultura - Segunda-feira, 15 de Julho de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Após serem recebidos por prefeitos, manifestantes causam tumulto no Consórcio

Após serem recebidos por prefeitos, manifestantes causam tumulto no Consórcio


Após serem recebidos por prefeitos, manifestantes causam tumulto no Consórcio

Um grupo de manifestantes autodenominado Comitê dos Trabalhadores e Juventude do ABCD causou tumulto ao final de reunião do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, hoje (15), na qual foram recebidos por seis prefeitos da região para apresentar suas reivindicações relativas ao transporte público. Uma parte do grupo tentou impedir a saída do presidente do Consórcio, Luiz Marinho, levando à intervenção da segurança para desfazer o bloqueio.

Os prefeitos estavam em Reunião Extraordinária para discutir três pontos específicos de pauta: a definição das macrodiretrizes do Plano Plurianual Regional Participativo, além das discussões prévias para a visita do Secretário Estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, no dia 18, e das demandas regionais para a Audiência Pública do Orçamento Estadual, no dia 19. A pedido do Comitê, os prefeitos concordaram em incluir o tema transporte, prioritário para o Consórcio, na pauta, e receberam aproximadamente 30 manifestantes, embora o acordo inicial incluísse apenas a entrada de uma comissão.

Os Chefes dos Executivos ouviram as demandas do movimento e intervenções de vários manifestantes. Também esclareceram que a questão deve ser tratada nos espaços de participação existentes em cada cidade e no próprio Consórcio. Os prefeitos destacaram, ainda, que a integração operacional e tarifária é uma antiga reivindicação das sete cidades que vem sendo tratada no âmbito do Plano de Mobilidade Regional e na Agenda Metropolitana com o Governo do Estado. Também argumentaram sobre a importância da participação popular para uma solução para a licitação da Área 5 da EMTU, que trata do transporte intermunicipal na região. “Contem com o estorço dos municípios no sentido de reestruturar o transporte público no Grande ABC”, ressaltou o presidente da entidade durante a reunião.

O Consórcio liderou o processo de redução das tarifas de ônibus no Estado, uma vez que os municípios do ABC promoveram reduções nos valores das passagens nos dias 5 de junho e 1º de julho. Esta foi também a quinta vez, em 2013, em que a entidade recebeu representantes do movimento de transportes na região. O Consórcio lamenta que uma parcela desse grupo tenha se mostrado incapaz do diálogo democrático sobre as políticas públicas regionais.

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

43 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/02/2023

Portal atualizado em: 03/02/2023 17:57:54

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.