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Proposta para a primeira etapa de implantação deve ser entregue ao governo federal ainda este mês
São seis os eixos prioritários definidos pelos prefeitos da região para compor a primeira etapa do Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana do ABC. As propostas de obras, com custo estimado em R$ 2,7 bilhões para a fase inicial,serão entregues ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para apreciação da presidenta Dilma Rousseff, ainda este mês. A escolha das prioridades foi feita a partir do plano integral contratado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que elencou 16 eixos, apresentados à ministra Miriam Belchior em 26 de abril, durante visita à sede da entidade. O critério de hierarquização levou em conta a formação de uma Rede Regional de Transporte Coletivo e o fato de parte das intervenções já possuírem projetos e financiamento previstos. A ideia é que as obras se iniciem este ano.
O anúncio dos eixos prioritários foi feito hoje (3), pelo presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, após assembleia mensal dos prefeitos que debateu a questão. “Estamos caminhando para fechar essa proposta de interesse regional, criando as condições de aprovação para a presidenta Dilma”, afirmou Marinho, lembrando que os detalhes finais das intervenções serão discutidos na próxima sexta-feira (7), entre os secretários de Mobilidade do ABC (Transportes e Trânsito).
A coordenadora do GT Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida, destacou que a hierarquização segue encaminhamentos do governo federal, mas que o Plano de Investimentos não está sendo seccionado. “O Plano como um todo, com 16 eixos e investimentos estimados em R$ 7,8 bilhões ainda continua em pauta”, disse. Andrea participou de encontro mantido com o Secretário Nacional do PAC, Maurício Muniz, e equipes técnicas dos ministérios do Planejamento e das Cidades na terça-feira (28). Segundo ela, também será solicitada verba específica para elaboração e execução de projetos, no valor de aproximadamente R$ 143,7 milhões, suprindo a grande dificuldade das prefeituras para contratação de projetos básico e executivo a custos elevados.
São estes os eixos definidos, que priorizarão os corredores, formando uma Rede Regional de Transporte Coletivo:
Eixo Corredor Sudeste – principal eixo rodoviário regional, paralelo à ferrovia em cinco municípios: São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
Eixo Piraporinha / Lucas Nogueira Garcez / Pereira Barreto – conjunto de avenidas que integra o corredor ABD (trólebus metropolitano)
Eixo Ligação Leste-Oeste – extensão no sentido Diadema (Eldorado) e Santo André (Terminal Vila Luzita)
Eixo Guido Aliberti / Lauro Gomes / Taioca – eixo ao longo do Córrego dos Meninos, delimitando divisas entre São Paulo/ São Caetano do Sul, São Caetano /São Bernardo e São Bernardo / Santo André. Deve se ligar à Linha 18 do Metrô
Eixo Alvarenga / Robert Kennedy / Ribeirão dos Couros – a base deste eixo é a construção da avenida marginal ao Ribeirão dos Couros, permitindo a conexão da área com o Anel Viário Metropolitano e com a Via Anchieta
Eixo Santo André Norte – cuja principal proposta é a construção da marginal do córrego Oratório