Sábado, 20 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Sábado, 11 de Maio de 2013

Ministro da Saúde anuncia R$ 53 milhões para 20 CAPs e oito residências terapêuticas no ABC

Para Alexandre Padilha, região pode se tornar referência para o Brasil no tratamento à dependência química

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou hoje (11), em São Bernardo do Campo, após encontro com os sete prefeitos da região, a liberação de R$ 53 milhões para a construção de centros especializados no atendimento à dependência química nos municípios do ABC. Ao todo, serão 20 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e oito residências terapêuticas. “O problema do uso de drogas, sobretudo entre a juventude, é urgente e nenhum município vai resolver sozinho. Por isso a ideia do Consórcio é importante. Vamos criar no ABC uma grande rede de acolhimento”, disse Padilha.

Para o ministro, a região pode se transformar em modelo no atendimento à dependência química. “Com a liderança do prefeito Luiz Marinho na presidência do Consórcio temos todas as condições de construir no ABC uma referência para o Brasil de como lidar com o problema do crack e outras drogas”, ressaltou Padilha.

Durante o encontro com os prefeitos, que antecedeu a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Silvina/ Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo, com a presença do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro recebeu do Consórcio Intermunicipal Grande ABC documento com as demandas regionais prioritárias da Saúde. Padilha prometeu empenho na agilização da liberação dos recursos federais já acordados para diversos serviços do ABC, num total previsto de R$ 159 milhões, além dos R$ 56 milhões já efetivamente liberados desde 2009.

Outro compromisso assumido por Padilha foi o de se envolver pessoalmente nas tratativas com o Governo do Estado para liberação dos recursos federais do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS) destinados ao Grande ABC, que somam R$ 20,4 milhões.

Durante a agenda do ministro com o Consórcio, cada município apresentou também o detalhamento das demandas locais na área de Saúde, totalizando recursos financeiros solicitados de R$ 391,5 milhões para obras, equipamentos, serviços e custeio.

O prefeito Luiz Marinho destacou a qualidade do trabalho elaborado pelo GT Saúde do Consórcio para o levantamento das demandas regionais e a disposição do Ministro em ouvir as reivindicações dos prefeitos. “Além da liberação imediata de R$ 53 milhões anunciados pelo Ministro Padilha, renovamos o compromisso com tantas outras prioridades que vamos continuar discutindo”, afirmou o presidente do Consórcio.

Fotos: Wilson Magão/PMSBC

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/07/2024