Sábado, 20 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Sexta-feira, 26 de Abril de 2013

“Estou satisfeita com a proposta consistente e articulada que recebi dos prefeitos”, diz Miriam Belchior

Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do Grande ABC é entregue à Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, durante visita ao Consórcio

Viabilizar a liberação de recursos para obras de Mobilidade Urbana no ABC  pelo governo federal a partir do final deste ano. A perspectiva foi colocada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, prefeito Luiz Marinho, no início da noite de hoje (26), após a entrega do Plano de Investimentos em Mobilidade à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que se reuniu com a Assembléia de Prefeitos na sede da entidade regional. A proposta entregue compreende um total de 157 intervenções em 16 eixos prioritários, dentro de um conceito de conexão entre as cidades através de corredores de transporte coletivo.

Miriam Belchior destacou o caráter regional da proposta e disse estar satisfeita com o documento recebido. “Eu considero um plano importante, articulado e consistente. Não é fácil ver uma proposta tão bem estruturada. Poucas regiões têm um projeto como este”, elogiou a ministra. Os trabalhos entram agora em fase de análise com reuniões das equipes técnicas do governo federal e do Consórcio, para que seja possível uma apresentação do  Plano à presidenta Dilma Rousseff, sinalizada para o mês de junho.

Embora não haja um valor definitivo, o total de investimentos necessários para o conjunto de intervenções previstas no plano é estimado em R$ 7,8 bilhões, na concepção apresentada. “Nós vamos trabalhar para detalhar algumas informações e com base nisso faremos uma proposta de atendimento que a presidenta deve aprovar”, anunciou a ministra.

A continuidade do estudo pretende hierarquizar as obras, levando em conta que algumas já possuem projetos concluídos ou iniciados, enquanto outras precisarão ter seus projetos elaborados para que se possa alcançar uma segunda etapa de obras.

“A região nunca tinha trabalhado num plano como este. Estamos fazendo um esforço a partir de uma conversa que tive com a presidenta Dilma no início do ano, de fazer um projeto que de fato seja regional e que vai influenciar no conjunto da região do ponto de vista da mobilidade. Creio que nós chegamos num bom produto inicial que ao longo dos próximos 45 dias vai virar um produto final”, afirmou o presidente do Consórcio, Luiz Marinho, referindo-se ao pedido feito pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em janeiro, durante o Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas.

Segundo Marinho, o Consórcio vai procurar também o governo do Estado, uma vez que há intervenções que envolvem complementos na esfera estadual. “No plano nós temos a proposta de duplicação da rodovia Indio Tibiriçá e da Caminho do Mar, assim como mais uma alça de acesso ao Rodoanel nas divisas de Ribeirão Pires e Suzano. São ações que temos que discutir com o governo do Estado, assim como o Expresso ABC e a modernização dos trens. Estamos tratando com alguns secretários e vamos organizar também a agenda com o governador”. A próxima assembléia de prefeitos, no dia 6 de maio, contará com a presença do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

O Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do Grande ABC segue o que preconiza a Política Nacional de Mobilidade Urbana, priorizando o transporte coletivo através de corredores exclusivos ou prioritários, além de  obras viárias estruturantes que visam melhorar a fluidez e desafogar gargalos do transporte público.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/07/2024

Portal atualizado em: 19/07/2024 11:50:16