.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Evento na quinta-feira, 31, exibirá documentário que retrata a história de Janaina Dutra, ícone do ativismo dos direitos LGBT
Erradicar o preconceito e conscientizar a sociedade para o respeito às transexuais e travestis, dando visibilidade a essa população. Esse é o objetivo da série de atividades programadas para lembrar o Dia Nacional de Visibilidade Trans, 29 de janeiro, em todo o País. Na região, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC organizou evento que se realizará na próxima quinta-feira, 31, às 18h, no auditório da entidade (Av. Ramiro Colleoni ,5, Centro, Santo André). O evento é aberto ao público.
O GT Gênero e a Comissão LGBT exibirão, nesta data, o documentário “Janaina Dutra – Uma dama de ferro”, com direção e roteiro de Vagner de Almeida. O filme de 50 minutos retrata a história de Janaina Dutra desde seus primeiros contatos com o processo transexualizador do corpo até a vida adulta, quando se torna uma importante ícone do ativismo dos direitos da população LGBT. O documentário faz parte do acervo da Mostra Aids de Cinema de São Paulo, projeto realizado todos os anos na cidade de São Paulo.
Após a exibição haverá debate com a participação de Diego Pereira de Souza representante do Grupo pela Vidda, com base na situação apontada no filme e nas dificuldades reais enfrentadas por transexuais e travestis nos dias atuais. Também participará do debate a advogada Márcia Rocha, da Associação Brasileira de Transgêneros (Abrat).
Histórico
O Dia Nacional de Visibilidade Trans surgiu de uma campanha de prevenção para travestis, lançada em 2004, com o tema “Travesti e Respeito: Já Está na Hora de os Dois Serem Vistos Juntos. Em Casa. Na Boate. Na Escola. No Trabalho. Na vida”. A partir dessa discussão, foi fixado o dia 29 de janeiro como data nacional, agora lembrada em diversas cidades brasileiras.
Serviço
Programação pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans
Exibição do documentário, “Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro” e debate
Dia 31 de janeiro, às 18h
Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André