Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Segunda-feira, 14 de Outubro de 2013

Travessia Segura inicia programação de rua em Ribeirão Pires

Nova fase da campanha foi inaugurada hoje (8) em cruzamentos de Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul

Travessia Segura inicia programação de rua em Ribeirão Pires

Mais uma cidade iniciará a nova etapa da Campanha Travessia Segura nesta terça-feira (9), com a realização de performances de rua para conscientização de motoristas e pedestres. A partir das 10h e até as 14h, um grupo de atores e monitores do projeto estarão na rua João Domingues de Oliveira, 306, no Centro de Ribeirão Pires, próximo à agência dos Correios, promovendo intervenções lúdicas na travessia. As ações foram iniciadas hoje (8), nos municípios de Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul.

A nova fase da campanha, organizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, através do Grupo de Trabalho Mobilidade, envolverá 360 performances em cruzamentos vulneráveis ou de grande movimento dos sete municípios, estendendo-se até dezembro. Durante toda esta semana, as ações acontecerão em vários pontos das três cidades iniciais. Na semana que vem será a vez de São Bernardo do Campo ser incluída.

Os primeiros locais a receber a atividade foram as travessias da Rua Serafim Constantino, s/nº, em frente à Estação Rodo-Ferroviária Nicolau Delic, em São Caetano do Sul; e da Av. São João, altura do nº 12 (em frente à banca de jornal) nas proximidades do Trevo de Rio Grande da Serra, na Rodovia Antonio Adib Chammas (SP-122). Em São Caetano, atores especialmente contratados para a campanha interpretavam com bom humor personagens como o anjo e o diabo, que apontavam a forma correta e a errada de fazer a travessia. Já em Rio Grande, uma “mão gigante” ensinava a forma certa de sinalizar a intenção de atravessar aos motoristas, enquanto um “homem-carro” chamava a atenção na faixa.

A abordagem tem como alvo pedestres e motoristas em travessias com e sem semáforos. Em cada apresentação haverá dois atores realizando as performances e dois monitores explicando a campanha para a população com a entrega de panfletos de orientação, além de haver acompanhamento de um agente de trânsito do município.

As performances terão cronograma regional e complementarão as ações de cada cidade para conscientização dos cidadãos sobre a importância de priorizar a travessia de pedestres na faixa de segurança. A escolha dos locais foi definida por técnicos das Prefeituras, a partir dos pontos de maior risco ou de grande concentração de pessoas, permitindo maior visibilidade das intervenções.

Campanha

A conscientização dos motoristas e pedestres é o foco da Campanha Travessia Segura para iniciar a mudança de comportamento da população e implantar o gesto para o pedestre pedir a travessia, estendendo o braço para sinalizar ao motorista sua intenção nas travessias sem semáforo. Nas travessias com semáforo, deve-se aguardar o sinal verde para pedestre. A meta é reduzir o número de mortos e feridos por acidentes de trânsito pela metade até 2020, em conformidade com a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa prioriza o pedestre por ser o ente mais vulnerável no sistema de mobilidade e conscientizará o motorista de suas responsabilidades na prevenção e redução dos acidentes.

O GT Mobilidade do Consórcio previu um conjunto contínuo de ações educativas, de fiscalização, engenharia e reforço da sinalização para resgatar a importância do respeito à vida, da cidadania e da aplicação do Código de Trânsito Brasileiro. Lançada no final do ano passado, a campanha inclui a distribuição de um milhão de panfletos e filipetas, além de adesivos, outdoors, busdoors, cartazes, faixas, intervenções de rua e painéis eletrônicos.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 16/07/2024 10:25:17