Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Esportes e Recreação - Terça-feira, 13 de Agosto de 2013

Edital lançado hoje (13), no Consórcio, prevê ações que irão habilitar pequenos fornecedores de autopeças à exportação

Pequenas e médias empresas da cadeia automotiva instaladas na região já podem se inscrever no Projeto “Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do Mercosul”, cujo edital foi lançado hoje (13) no Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Empresários e entidades representativas do setor conheceram os detalhes do edital e os critérios para a seleção das 30 empresas do ABC que serão beneficiadas com ações que darão  competitividade a pequenos fornecedores de autopeças interessados em exportar para o Mercado Comum do Sul. O prazo para se candidatar vai até o dia 11 de outubro.

A proposta é uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cofinanciada pelo Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem), envolvendo investimentos de R$ 3,9 milhões. No Estado de São Paulo, o projeto mantém parceria com o Consórcio e é acompanhado pelo Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econômico. “Quanto melhor sucedido o projeto com a ABDI, mais parcerias virão”, afirmou a diretora de Programas e Projetos do Consórcio, Solange Ferrarezi, durante o lançamento.

Serão selecionadas 100 empresas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, países que compõem o Focem Auto, uma vez que a proposta é anterior à adesão da Venezuela ao MERCOSUL (ocorrida em julho). As empresas do ABCD serão as grandes beneficiadas, pois do total de escolhidas, 45 serão brasileiras e, destas, 30 estarão no ABC.

Para participar do projeto as interessadas devem integrar os setores de peças e componentes e/ou ferramentaria e moldes; fazer parte da cadeia automotiva, preferencialmente do segundo, terceiro ou quarto níveis da cadeia; e possuir planta industrial instalada no ABC. O faturamento bruto anual deve estar entre R$ 1 milhão e R$ 30 milhões, com parcela significativa proveniente do setor automotivo.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo do Campo, Jefferson José da Conceição, também membro do GT Desenvolvimento Econômico do Consórcio, resumiu a importância do projeto: “A iniciativa conjunta com a ABDI foi criada diretamente para as empresas brasileiras realizarem parcerias bem sucedidas, além de permitir outros  desdobramentos para o futuro”.

Cronograma

Encerrado o prazo de inscrições, em 11 de outubro, um comitê de seleção fará a avaliação das candidaturas entre 15 e 19 de outubro, divulgando os resultados entre 23 e 26 de outubro. A assinatura do termo de adesão ao projeto acontecerá entre 29 e 31 de outubro.

A iniciativa prevê diagnóstico técnico das empresas, com avaliação dos problemas e propostas de solução. Além disso, haverá consultoria, inovação produtiva e criação de ferramenta online visando melhoria do nível de produção em quantidade e qualidade.

Segundo Alexandre Amissi, Gerente de Assuntos Internacionais da ABDI, ainda este ano será iniciado o trabalho nas empresas selecionadas. Entre as ações previstas está a extensão tecnológica individualizada, envolvendo tanto a área da produção quanto a gerência, através de um programa de consultoria e capacitação de pessoal. Serão propostas, ainda, melhorias que exigirão a contrapartida das empresas: a implementação das soluções apontadas.

“O projeto pode envolver coisas simples como uma mudança de layout do chão de fábrica, mas também trará novas ferramentas de produção e gestão para dentro das indústrias”, exemplificou Amissi. O gerente da ABDI, que com o lançamento de hoje já fez quatro apresentações do projeto no ABC, para um total aproximado de 100 empresários, acredita que a proposta vai criar uma maior interação entre os países, ampliando o acesso às oportunidades. Dentro do projeto estão previstas duas rodadas de negócios, a primeira a ser realizada já no primeiro semestre de 2013.

Clique na imagem abaixo para preencher o fomulário.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14