Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Terç
23/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0

Educação - Sexta-feira, 22 de Julho de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

GT Igualdade Racial propõe ações para aplicar Estatuto da Igualdade Racial

GT Igualdade Racial propõe ações para aplicar Estatuto da Igualdade Racial


GT Igualdade Racial propõe ações para aplicar Estatuto da Igualdade Racial

O Grupo de Trabalho (GT) Igualdade Racial do Consórcio Intermunicipal Grande ABC propôs ações para aplicação do Estatuto da Igualdade Racial nas sete cidades. O tema foi debatido, nesta quinta-feira (21), durante reunião ampliada na sede da entidade regional, com participação da sociedade civil organizada.

O coordenador do GT, Wellington da Silva Bento (Boxa), ressaltou que a mudança de comportamento da sociedade é essencial para a implementação do Estatuto. “É preciso a mobilização para consolidar as políticas já adotadas para a comunidade negra em áreas como educação, cultura e emprego”, afirmou.

Durante o encontro, o grupo propôs ações concretas para que a aplicação da Lei Federal nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, incluindo o comprometimento dos municípios e do Estado, além da formação de profissionais da educação.

A reunião definiu uma comissão para preparar um documento de políticas de promoção da igualdade racial, a ser entregue para as próximas gestões municipais e para os gestores que serão indicados para o GT Igualdade Racial. A comissão irá sistematizar as propostas em seis itens já definidos, além de incluir um novo artigo sobre a saúde da população negra.

O grupo defendeu ainda a inclusão nos calendários municipais das sete cidades do dia 25 de julho, atualmente lembrado como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, como o Dia de Tereza de Benguela. A data faz referência à líder de um quilombo que existiu no Mato Grosso no século XVIII, nas proximidades da fronteira com Bolívia. No local, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770. O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra já foi instituído pela Lei Federal nº 12.987/2014.

Ao final da reunião, ocorreu uma homenagem a Luiza Helena de Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que morreu de câncer no último dia 12. Um dos nomes mais importantes do movimento negro no Brasil, a socióloga atuou em programas da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o racismo.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

384 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.