Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Obras - Terça-feira, 26 de Julho de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio participa do I Seminário Metropolitano Cidades Inteligentes

Consórcio participa do I Seminário Metropolitano Cidades Inteligentes


Consórcio participa do I Seminário Metropolitano Cidades Inteligentes

Construir e apontar objetivos, metas e soluções para temas da mobilidade urbana, saúde e municípios sustentáveis. Esse será o foco prioritário do I Seminário Metropolitano de Cidades Inteligentes, que contará com a participação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O evento, intitulado “Juntos pela Mobilidade Urbana Sustentável e Segura”, vai debater questões que envolvem os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O encontro será realizado nos dias 28 (quinta-feira) e 29 (sexta-feira), em Guarulhos (SP).

Presidente do Consórcio e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participa da mesa de abertura do Seminário, ao lado de outros presidentes de consórcios públicos da Grande São Paulo, de dirigentes do Fórum Paulista de Dirigentes e Gestores Públicos de Mobilidade Urbana e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e de representantes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran).

Durante dois dias o evento vai promover palestras e debates para viabilizar metas estabelecidas pela ONU e validadas em Brasília no ano passado. O desafio das Nações Unidas propôs diminuir pela metade os acidentes no trânsito – com vítimas fatais ou lesões – entre os anos de 2011 e 2020. A ideia é apresentar as melhores iniciativas que vêm ocorrendo no Brasil e no exterior, a partir de quatro tópicos que servirão de base para as discussões:

1.    Entender o comportamento dos paulistas no seu modo de se relacionar com a mobilidade urbana, em especial: na utilização do cinto de segurança, rodízio, corredores e faixas exclusivas de ônibus, ciclovias, ruas de lazer, redução da velocidade nas vias e multas de trânsito.

2.    Revelar experiências bem-sucedidas na priorização do transporte público e no incentivo ao uso do transporte não motorizado, como a bicicleta. Como garantir a segurança do pedestre e de cidadãos com deficiência de locomoção (cadeirantes, deficientes visuais).

3.    Incorporar iniciativas nos programas de governo e nas políticas públicas municipais de mobilidade urbana e de saúde pública que atendam às definições estabelecidas pela ONU para toda a Região Metropolitana de São Paulo.

4.    Ampliar canais para comunicar com transparência as informações, a participação social e a consolidação de parcerias.

Na quinta-feira, primeiro dia do Seminário, especialistas de Nova York, Madri, Buenos Aires e Medellín (Colômbia) vão discutir soluções para a construção de um trânsito baseado em transportes que causem menos impacto ao meio ambiente.

No segundo dia do evento, haverá mesa redonda para debater a construção de uma agenda coletiva de mobilidade urbana para a Região Metropolitana. O tema será debatido pelo presidente do Fórum Paulista de Dirigentes e Gestores Públicos de Mobilidade Urbana e secretário de Transportes e Trânsito de Guarulhos, Atílio André Pereira; pelo diretor do Departamento de Engenharia e Tráfego de Santo André, Epeus Pinto Monteiro; pelo secretário municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto; e pelo secretário municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha.

A inscrição para o seminário é gratuita. Mais informações no site do evento.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

411 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.