Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Educação - Quarta-feira, 27 de Julho de 2016

Cerimônia encerra primeiro curso de GCMs do Centro Regional

A primeira turma de guardas civis municipais do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU) encerrou oficialmente, nesta quarta-feira (27), o curso de ingresso na corporação. O grupo é composto por 39 novos GCMs da cidade de Diadema. Localizada em São Bernardo do Campo, a unidade é mantida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e tem entre seus objetivos proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado não apenas para os guardas civis, mas para profissionais de áreas como defesa civil e trânsito.

Durante a cerimônia de encerramento, o diretor geral do Centro Regional, subinspetor Everton Campos, da GCM de São Bernardo do Campo, ressaltou que, desde o início das aulas, os novos GCMs demonstraram postura e, terminado o curso, estão preparados para atender à população. “O curso seguiu a missão do Centro Regional, sendo pautado em diretrizes que valorizam o caráter intermunicipal da formação", disse.

O secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, enfatizou o caráter de ousadia da entidade regional ao criar o CRFSU, a primeira iniciativa do gênero no país. “O Centro de Formação é uma ação que busca melhorar a qualidade do serviço público e, com isso, aprimorar também o serviço prestado às populações. O Consórcio representa uma casa para os novos guardas, afinal todos fazem parte dele como servidores de um dos municípios da região”, afirmou.

O secretário de Defesa Social de Diadema, Eduardo José Félix de Oliveira, disse que a conclusão do treinamento representa uma das etapas iniciais na trajetória dos GCMs. “Terminado o curso, agora virão os próximos passos. Além do dinamismo, é fundamental manter sempre valores como prontidão, lealdade e honestidade”, recomendou.

Também presente na cerimônia, o comandante Valdinar Sirilo da Hora, da GCM de Diadema, ressaltou que o primeiro curso de ingresso do Centro de Formação representa a concretização do sonho de realizar uma formação integrada para a região, contribuindo para que os guardas civis das sete cidades possam  atuar com padrões comuns no campo da segurança urbana. “Esperamos que saiam daqui preparados para servir e proteger não só a população de Diadema, mas a de qualquer lugar”.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública do Consórcio, José Luís Martins Navarro, lembrou que o grupo ficará marcado na história como a primeira turma formada no local. “No ABC, as guardas já estão integradas, por meio de operações conjuntas todo o tempo. Com o Centro de Formação Regional, temos uma participação ainda mais efetiva de todas as cidades”.

A cerimônia de encerramento foi acompanhada por secretários municipais e autoridades da região, além dos 28 novos guardas civis de São Caetano do Sul que participam atualmente do segundo curso de ingresso da unidade.

Fotos: Ricardo Quiles/CRFSU

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024