Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Terça-feira, 16 de Agosto de 2016

Oficina para inventário sobre emissão de gases estufa capacita técnicos da região

Técnicos das áreas de meio ambiente, defesa civil, resíduos sólidos, transporte e energia das sete cidades participaram, nesta terça-feira (16), da segunda oficina para a elaboração do Inventário Regional de Gases de Efeito Estufa (GEE). Durante o evento, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC em São Bernardo do Campo, o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) orientou os servidores municipais sobre a análise e cálculo das emissões, como parte da produção do documento regional.

A metodologia GPC (Protocolo Global em Escala Comunitária, na sigla em inglês), utilizada neste trabalho, permite a padronização de informações e indicadores, ressaltou a coordenadora do Grupo Temático Mudanças Climáticas e Secretária Adjunta de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo, Vanessa Valente. “A metodologia escolhida propicia o fortalecimento da capacidade institucional dos técnicos municipais, qualificando-os para a coleta, análise de dados, cálculo, elaboração e revisão de inventários”, disse.

Em 2015, o Consórcio assumiu o compromisso junto ao Compacto dos Prefeitos para o Enfrentamento da Mudança Climática (Compact of Mayors), uma coalizão global para a redução de emissão de gases de efeito estufa. Além da produção do Inventário Regional, o Grupo Temático da entidade regional já iniciou a construção do Plano de Mitigação e Adaptação, que vai estabelecer estratégias e políticas integradas para fortalecer o desenvolvimento climático sustentável das cidades.

“Enchentes, desmoronamentos, grandes oscilações de temperatura e eventos extremos são consequências cada vez mais recorrentes das mudanças climáticas e afetam comunidades inteiras, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Cada vez mais, os gestores urbanos têm um papel fundamental para mudar esta realidade”, afirmou a coordenadora do Grupo Temático Mudanças Climáticas.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 16:58:45