Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Quinta-feira, 18 de Agosto de 2016

Regionalização do Turismo Industrial ganha reforço com consultoria especializada

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reforça o processo de ampliação do programa de Turismo Industrial na região, que passa a contar com a empresa de consultoria especializada Exxmartt. A contratação, assinada em julho, prevê o mapeamento do potencial turístico do ABC. Os próximos passos a serem realizados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (18), durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) Turismo com a empresa, na sede da entidade regional.

“Para a apresentação da proposta de articulação do Turismo Industrial na região há primeiro a necessidade de um mapeamento das indústrias capazes de receber visitantes, além do levantamento da demanda turística da região”, explicou o consultor da Exxmartt, Otávio Ribeiro Valle.

Pioneira de experiências corporativas, a Exxmartt já visitou 75 empresas de 15 setores diferentes em 12 países para estudo e pesquisa de marcas e relacionamento empresarial com os stakeholders (públicos de interesse de uma organização). “Nosso trabalho é de olhar a situação e identificar a proposta ideal para o desenvolvimento do turismo industrial”, afirmou Gustavo Youssef, fundador da Exxmartt.

Desenvolvido desde agosto de 2013 em São Bernardo do Campo, o projeto de Turismo Industrial já recebeu 3,5 mil pessoas em 250 visitas monitoradas a fábricas, incluindo delegações internacionais dos Estados Unidos, Peru, Uganda e Índia. Em julho, durante a realização do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial na região, duas novas empresas anunciaram o ingresso no programa: a Cervejaria Balmann, de Santo André, que deu início à regionalização do projeto, e a fábrica da Alumbra Materiais Elétricos, de São Bernardo do Campo. As novas inserções elevam a 15 o número de empresas do roteiro. Além disso, há tratativas para inclusão da planta de Santo André da Braskem, a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.

A ampliação do Turismo Industrial no ABC, com base na experiência da cidade pioneira, deve apresentar novas possibilidades e oportunidades para os sete municípios da região. Como resultado, será possível uniformizar os procedimentos, abordagens e normatizações, para um caráter regional do segmento.

A reunião abordou ainda os desdobramentos do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, e as próximas ações do Consórcio, por meio do GT Turismo, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, como o evento ABC Fashion e um festival de gastronomia regional.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 12/07/2024 11:41:31