Sexta-feira, 17 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Sexta-feira, 02 de Setembro de 2016

Conferência do ABC Fashion 2016 apresenta desafios do setor têxtil e de confecções

Com 33 mil empresas, 1,5 milhão de trabalhadores e faturamento de R$ 121 bilhões em 2015, o setor têxtil e de confecções é estratégico para a economia nacional, defendeu o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Rafael Cervone. Os dados foram apresentados na quinta-feira (1º), durante a Conferência do ABC Fashion 2016, realizada no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo. O evento faz parte do calendário do ABC Fashion 2016, organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para questões relacionadas à economia regional.

No último ano, o setor recebeu R$ 2,5 bilhões em investimentos. Mesmo com um déficit de US$ 4,75 bilhões na balança comercial, o Brasil exportou para mercados como Argentina, EUA e Paraguai US$ 1,1 bilhão. “Há uma janela e oportunidades para retomar o crescimento”, ressaltou o executivo.

A baixa confiança da classe empresarial justifica a queda de cerca de 30% dos investimentos, de acordo com Cervone, apontando o estímulo à competitividade como um dos caminhos para fortalecer o setor. “Cerca de 70% dos problemas que enfrentamos devem ser resolvidos aqui dentro. Não estão somente relacionados à concorrência desleal do mercado global”.

Representando o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município, Carlos Alberto Gonçalves, destacou a regionalização dos debates e o papel dos arranjos produtivos locais para movimentar a economia. “Os APLs reúnem atores de um determinado segmento que colocam na mesa problemas comuns e buscam soluções. As oportunidades que estão sendo criadas mostram que num momento de dificuldade é fundamental manter o diálogo e o comprometimento”.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, colocou como prioritário o estímulo à inovação e à tecnologia para contribuir com o crescimento do setor. “E não somente em equipamentos, mas também em processos e com investimentos em capital humano”, afirmou.

ABC Fashion 2016

O ABC Fashion é uma iniciativa do APL Têxtil e de Confecções do Grande ABC. A primeira edição do evento foi realizada em 2015, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Neste ano, as atividades foram regionalizadas por meio do Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento Econômico. O evento conta também com o apoio da Anhanguera, do Centro Universitário da FEI, do Golden Square Shopping, do Sebrae SP, do Senac, do Sindivestuário e do grupo VIC.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 17/05/2024

Portal atualizado em: 16/05/2024 18:21:15