Sexta-feira, 17 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Sexta-feira, 02 de Setembro de 2016

Consórcio e Diocese debatem políticas públicas regionais

Os projetos e ações regionais do Consórcio Intermunicipal Grande ABC foram apresentados ao Bispo de Santo André, Dom Pedro Cipollini, e a representantes da Diocese durante visita à entidade na tarde desta sexta-feira (02). Recebidos pelo presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, os religiosos puderam conhecer propostas em andamento nas sete cidades que envolvem temas de interesse social, como o diagnóstico habitacional e o enfrentamento à violência doméstica.

Marinho ressaltou que a entidade, atualmente referência nacional em articulação regional, nasceu e permanece como uma organização multitemática, contando com o envolvimento de gestores e servidores dos sete municípios. “Esta é uma instituição que pensa em construir consensos, a começar pelo modo como tomamos nossas decisões durante a assembleia mensal de prefeitos”.

Dom Pedro Cipollini destacou que a Diocese vem organizando o planejamento da ação pastoral da Igreja Católica no ABC e se empenha em fazê-lo conhecendo a realidade regional. Para tal, foi contratada uma pesquisa para conhecer o tamanho e a influência da Igreja nos municípios ao mesmo tempo em que realiza visitas às 10 regiões pastorais da Diocese, assim como a instituições de forte atuação nas cidades. “Vejo que o Consórcio tem uma dimensão maior do que eu imaginava, no sentido de inserção e penetração na sociedade”, disse Dom Pedro ao final do encontro.

Para o Bispo de Santo André, o trabalho desenvolvido pela entidade é a única forma de avançar em problemas comuns à região. “Hoje não existem soluções duradouras e inteligentes para os problemas urbanos se não através de um Consórcio como este”, disse. Ao mesmo tempo, Dom Pedro enfatizou a religiosidade como uma característica relevante para a compreensão da sociedade regional.

Durante o encontro, o secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, fez uma apresentação com um resgate histórico da entidade regional, desde a criação até a transformação em consórcio público, e com as ações prioritárias do Plano Plurianual Regional Participativo (PPA) 2014-2017, além de desafios metropolitanos futuros. “Para os próximos anos, um dos objetivos do Consórcio é se tornar um centro de referência sobre a região, nas diversas temáticas em que atua”, afirmou.

O líder da Igreja Católica da região acompanhou ainda apresentações das coordenadoras de projetos da entidade, Sandra Malvese e Maria Gracely Marques, sobre o diagnóstico habitacional no ABC e o Programa Casa Abrigo Regional, que atende mulheres vítimas de violência doméstica. Também participaram da reunião os padres Tiago José Sibula da Silva, diretor de Comunicação da Diocese, Guilherme Melo Sanches, secretário episcopal, e Joel Nery, vigário episcopal para a Pastoral.

Versão do sistema: 2.0.0 - 17/05/2024

Portal atualizado em: 16/05/2024 18:21:15