Sexta-feira, 17 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016

Com encerramento de nova turma de GCMs, Centro de Formação consolida projeto regional

O encerramento da segunda turma de guardas civis municipais (GCMs) diplomada pelo Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), na quinta-feira (29), marca a consolidação de um projeto efetivamente regional. A afirmação foi feita pelo diretor geral da unidade, subinspetor Everton Campos, da GCM de São Bernardo do Campo, durante a cerimônia que marcou o fim do curso de ingresso de 25 novos guardas civis de São Caetano do Sul.

“Os gestores da região, incluindo os prefeitos das sete cidades, por meio do Consórcio, assim como as secretarias municipais de Segurança e os comandos das Guardas Civis estão apostando neste projeto e investindo no Centro Regional”, disse Campos.

O diretor geral do CRFSU ressaltou que a unidade, iniciativa pioneira do gênero no país, já coloca em prática propostas nacionais de modernização para o campo da segurança pública. “Na semana passada, participamos do 10º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Constatamos que o ABC já está realizando muito do que se propõe como novo para o país, por meio do Centro Regional e do Consórcio”, afirmou.

O grupo de formandos contou ainda com três alunos de Franco da Rocha e um de Itaquaquecetuba. A participação de guardas civis de duas cidades convidadas reforça o CRFSU como uma iniciativa de política pública concreta, de acordo com o diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda. “A ideia de integração entre os municípios melhora a eficiência da destinação dos recursos públicos. Os GCMs formados pelo Centro Regional saem daqui com o compromisso de fortalecer esta instituição, para o benefício do cidadão e da cidadã”, disse.

Também presente à cerimônia, o secretário de Segurança de São Caetano do Sul, Marco Antonio Álvares Barreiras, destacou que a estrutura do Centro Regional permite aos novos guardas civis um comportamento profissional de acordo com a Política de Segurança preventiva e comunitária. “No nosso trabalho, precisamos estar conscientes de que estamos cumprindo o nosso dever, trabalhando com dignidade e honestidade”, declarou.

A comandante da Guarda Civil Municipal de São Caetano, Vanessa Herrera Pacheco, classificou o treinamento recebido pelos novos guardas civis como fundamental para a prestação de serviços à comunidade. “A formação é base dos seus próximos passos. O sucesso vem para aqueles que trabalham e é isso que desejo para cada um de vocês”, disse a comandante.

A formação interdisciplinar adotada pelo CRFSU, inaugurado em dezembro do ano passado, busca difundir o conhecimento e a compreensão da dinâmica das relações sociais, dos diferentes grupos vulneráveis e das demais políticas públicas desenvolvidas pelo poder público, em especial os serviços, programas e projetos do Consórcio.

Foto: Ricardo Quiles/CRFSU

Versão do sistema: 2.0.0 - 17/05/2024