.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Consórcio e Polo Petroquímico debatem resposta a emergências com produtos químicos
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e o Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip ABC) discutiram, nesta sexta-feira (7), os passos iniciais do planejamento para atuação da Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos da Região do Grande ABC (SRP2R2/ABC). Em setembro, ocorreu a designação dos integrantes do grupo regional.
O Cofip ABC está preparando uma apresentação do plano de prevenção do Polo Petroquímico para a próxima assembleia de prefeitos, com o objetivo de explicitar as propostas e o planejamento quanto ao treinamento, simulações, gestão de emergências e criação do conselho consultivo comunitário.
A reunião, realizada na sede da entidade da entidade regional, contou com a presença do secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani; do gerente executivo do Cofip ABC, Francisco Sérgio Ruiz; do gerente regional da Cabot, Carlos Barbeiro; da coordenadora do Grupo de Trabalho Defesa Civil, Débora Diogo; e da coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio, Sandra Malvese.
“O Cofip tem um planejamento futuro para o sistema de prevenção integrado nos sete municípios, com participação da subcomissão em articulação com os moradores e lideranças comunitárias”, explicou a coordenadora do GT, Débora Diogo.
Durante a reunião, foram discutidas as perspectivas do Plano de Contingência do Polo Petroquímico (PCP), que estabelece normas e procedimentos coletivos de segurança em situações de emergência.
O grupo regional de respostas rápidas a emergências envolvendo produtos químicos perigosos conta com representantes do Corpo de Bombeiros, das polícias Ambiental e Rodoviária Federal e Estadual, do Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip), dos Grupos de Trabalho (GTs) Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Saúde, entre outros setores.