Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Sexta-feira, 07 de Outubro de 2016

Consórcio apresenta ações de governança do ABC para universidade sul-africana

Os projetos regionais promovidos pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC foram apresentados, na tarde desta sexta-feira (7), ao pesquisador e urbanista Philip Harrison, da Universidade de Witwatersrand, da África do Sul.

Durante o encontro, o secretário executivo da Consórcio, Luis Paulo Bresciani, sintetizou o histórico da entidade regional, da criação à transformação em consórcio público. “A nossa experiência de transição de iniciativa privada para órgão público foi uma ação voluntária. Durante os 26 anos de existência do Consórcio Intermunicipal, construímos um grande histórico de planejamento e governança”, afirmou.

Bresciani destacou que as decisões tomadas regionalmente ocorrem por meio de consenso entre os chefes do Executivo das sete cidades, durante assembleia mensal. “Cada prefeito tem direito a um voto, apesar das diferentes dimensões e necessidades de cada município”, explicou.

O secretário executivo apresentou ainda o processo da elaboração do Plano Diretor Regional do ABC (PDR-ABC), envolvendo as sete cidades consorciadas, e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Grande São Paulo, em articulação com os demais municípios da Grande SP.

O professor Harrison também conheceu as ações prioritárias do Plano Plurianual Regional (PPA) Participativo 2014-2017 da entidade regional. A reunião contou com a participação da coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio, Sandra Malvese.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40