Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 16 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Segu
15/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0
Terç
16/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0
Quar
17/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Quin
18/04
Chuva
Máx 21 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0

Obras - Quarta-feira, 01 de Julho de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Curso "Gênero e Masculinidades" forma 1ª turma de servidores para o combate à violência contra a mulher

Consórcio capacita 32 homens com atuação no serviço público das sete cidades para disseminar “cultura do respeito” no ABC


Curso

“O machismo corrompe a humanidade”. Este foi um dos aprendizados da primeira turma do curso Gênero e Masculinidades, realizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Gênero. Pioneiro na região, o curso, destinado ao público masculino, capacitou 32 servidores das prefeituras do ABC. A cerimônia de formatura foi realizada na manhã desta quarta-feira (1º), na sede da entidade.

Fruto do planejamento do GT Gênero, a ideia de criar um curso para capacitar servidores das sete cidades para atuação em Grupos Reflexivos de Homens surgiu em 2014, dentro da proposta de consolidar o ABC como região engajada na questão de gênero e no combate à violência contra a mulher. A coordenadora do GT Gênero, Maria Cristina Pechtoll, prestigiou os formandos e recordou o objetivo do curso. “Nós temos esperança de um mundo em que não haja mais preconceito e muito menos violência contra o ser humano. Passamos o bastão para que vocês (formandos) possam replicar o conhecimento adquirido com o curso para o seu cotidiano e para a construção de novos valores”, frisou.

O Secretário Executivo do Consórcio, Luís Paulo Bresciani, parabenizou a iniciativa do GT Gênero em disseminar a cultura de respeito no ABC. ‘’Vejo que demos um passo enorme em direção a uma nova cultura de respeito ao gênero. O GT se superou novamente ao incentivar um curso direcionado ao público masculino. Tenho certeza de que vocês (formandos) poderão aplicar todo o conhecimento absorvido para trazer melhorias para a sociedade’’, disse aos alunos.

Eurico de Marcos Jardim, um dos formandos, se emocionou ao citar as palavras proferidas pelo ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, durante a 2ª Conferência Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Santo André, em 2001: “Mais do que nunca, urge repensar a educação de nossos filhos e filhas, ao mesmo tempo em que nos reeducamos, firmando os valores da tolerância, dos direitos humanos e da solidariedade”. O servidor destacou a importância da capacitação, e completou: ‘’voltaremos para os nossos afazeres com a certeza da missão cumprida até aqui. Temos alguns objetivos sendo desenhados desde a última aula para continuarmos juntos nessa caminhada. Essa é a nossa força: a força do coletivo’’.

Como parte do processo de sensibilização sobre os aspectos comportamentais do homem do século XXI, foram realizadas dinâmicas em grupo e troca de experiências entre os participantes ao longo dos 18 encontros, ocorridos a partir de fevereiro. Hoje, ao concluir o curso, a turma de formandos escolheu como trilha sonora da cerimônia a música “Super-Homem (A Canção), na qual Gilberto Gil ensina que “masculino e feminino são duas qualidades essenciais ao ser humano”, conforme análise do próprio cantor e compositor sobre sua obra.

O psicólogo e sociólogo,Flávio Urra, responsável por mediar os encontros do curso, falou da intenção do GT em promover novas turmas. ‘’O curso teve como meta humanizar os alunos por meio da sensibilização. Quando um homem supera certos preconceitos, ele se liberta. Por isso devemos formar mais facilitadores e multiplicadores, para que a sociedade seja contagiada por essa cultura contra a violência ao ser vivo. E nesse processo, me deparei com incontáveis perspectivas que poderão ser aprofundadas nos próximos cursos’’, defendeu.

Paraninfa homenageada pelos alunos, a Secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André, Silmara Conchão, afirmou que a sociedade patriarcal e machista está falida. ‘’Esse processo de desconstrução dos paradigmas machistas está acompanhando o amadurecimento da democracia. E nesse quesito, gosto de pensar que somos referência’’, concluiu.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

274 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 13/04/2024 10:31:36

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.