Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Sexta-feira, 04 de Novembro de 2016

Assembleia formaliza instalação de grupo regional de gestão de riscos sobre produtos químicos

Novos projetos do Plano de Mobilidade Regional e estratégia contra o Aedes aegypti em 2017 também compõem pauta da reunião segunda-feira (7)

A Assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC formaliza, nesta segunda-feira (7), a instalação do grupo regional de gestão de riscos envolvendo produtos químicos perigosos nas sete cidades. A iniciativa estabelece protocolos de manejo de desastres, com o objetivo de proporcionar uma atuação de forma integrada e articulada para a minimização dos impactos das ocorrências.

Durante o encontro de prefeitos, haverá a apresentação do Planejamento Estratégico do Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip), com o Plano de Contingência do Polo Petroquímico e Plano de Emergência da Comunidade (PEC). A reunião inaugural do grupo regional será realizada na sede do Consórcio, logo após sua instalação.

Os chefes do Executivo das sete cidades aprovaram, em agosto, a criação da Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos da Região do Grande ABC (SRP2R2/ABC). Em outubro, ocorreu a designação dos integrantes do grupo, composto por representantes do Corpo de Bombeiros, das polícias Ambiental e Rodoviária Federal e Estadual, do Cofip, dos Grupos de Trabalho (GTs) Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Saúde, entre outros.

A assembleia também terá como destaque a divulgação aos prefeitos da estratégia de enfrentamento regional ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e da febre chikungunya. O Consórcio prepara, por meio do GT Saúde, ações de prevenção e orientação no ABC.

A pauta da reunião inclui ainda a apresentação, pelo GT Mobilidade, dos 21 novos projetos funcionais do Plano de Mobilidade Regional do Consórcio, elaborados com recursos do PAC Mobilidade repassados à entidade. Também será debatida a nova etapa da Campanha Travessia Segura, que ocorre até o próximo dia 12.

79ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral de Prefeitos

Dia 7 de novembro, segunda-feira, das 9h às 12h