Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quinta-feira, 10 de Novembro de 2016

Encerramento do ABC Fashion 2016 debate mudanças no consumo da moda

Evento, realizado em de São Caetano do Sul, contou com a participação de empresários, gestores públicos e representantes de instituições de ensino da região

Encerramento do ABC Fashion 2016 debate  mudanças no consumo da moda

Tendências de consumo no mercado da moda foram apresentadas a empresários e profissionais do setor nesta quinta-feira (10), durante palestra da professora e coordenadora da Área de Modelagem e Costura do Senac São Bernardo do Campo,Luciana Pinheiro Barile. Realizado na Associação Comercial de São Caetano do Sul, o evento marcou o encerramento do calendário de atividades do ABC Fashion 2016, iniciado em agosto deste ano, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico.

A coordenadora do Senac explicou ao público conceitos como upcycling (transformar materiais descartáveis, como tecidos, em novos produtos de maior valor, uso ou qualidade) e slow fashion (produção da moda feita de forma consciente, reduzindo impactos ambientais e contribuindo em aspectos econômicos e sociais).

“Existe uma mudança de comportamento mundial dos consumidores, que estão mais conscientes e conectados. Quanto mais tempo demorarmos a enxergar isso, será pior”, afirmou a docente, ressaltando que há oportunidades a partir das transformações.

Presente na cerimônia de encerramento do ABC Fashion 2016, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Joaquim Celso Freire, destacou a integração para garantir fôlego e novas perspectivas às empresas da região. “A Agência de Desenvolvimento Econômico trabalha para conectar os diferentes atores locais em busca de soluções para desafios comuns. O ABC Fashion 2016 foi mais uma das ações nesse sentido”, observou.

O coordenador do Arranjo Produtivo Local (APL) Têxtil e de Confecções do Grande ABC, Antonio Valter Trombeta, apresentou ações do grupo formado por empresários, gestores públicos e instituições de ensino da região e avaliou as atividades do grupo neste ano. “Nunca tivemos oportunidade de termos todos juntos com o mesmo objetivo. Isso nos torna mais fortes e mais humanos nos debates e ações do setor”, afirmou.

Programação
Iniciado em agosto, o ABC Fashion 2016, foi criado pelo APL, em parceria com instituições como o Senac São Bernardo do Campo, Sebrae SP, Sindvesturário, Grupo VIC, Faculdade Anhanguera e Centro Universitário da FEI. A primeira edição do evento aconteceu em 2015, com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Neste ano, a ação foi regionalizada por meio do Consórcio e da Agência de Desenvolvimento.

A abertura da programação de eventos do ABC Fashion 2016, realizada em 23 de agosto, contou com palestra gratuita sobre “Tendências para o Mercado da Moda e Confecção”, ministrada pela designer do SENAI Francisco Matarazzo, Débora Cristina Catelani Sendão.

Em 1º de setembro, o Centro Universitário da FEI sediou a Conferência do Setor Têxtil & Confecções Grande ABC, que incluiu a exposição e análise de dados econômicos feita pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Rafael Cervone. No mesmo evento, a diretora do Departamento Jurídico do Sindivestuário, Maria Thereza Pugliesi, falou sobre rotinas e normas trabalhistas.

Entre os destaques da programação, 11 empresas do setor de confecções da região apresentaram, em 28 de setembro, peças de suas coleções no Desfile ABC Fashion 2016  “Se essa rua fosse minha”, realizado no Golden Square Shopping, em São Bernardo do Campo. O evento mostrou tendências para o verão 2017 em moda praia, feminina, lingerie, moda festa feminina e masculina, plus size e moda infantil para bebês.
O ABC Fashion tem, entre os objetivos, incentivar e fomentar o setor na região a partir de atividades como palestras, workshops, conferências e desfiles, além de criar novas oportunidades para o setor de vestuário do ABC.

Fotos do Desfile ABC Fashion: Bruno Bocchini
(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14