.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Na abertura da Jornada do Patrimônio, Fórum regional debate ações educativas

Na abertura da Jornada do Patrimônio, Fórum regional debate ações educativas


Na abertura da Jornada do Patrimônio, Fórum regional debate ações educativas

Com debates sobre a formação de cidadãos que preservem os bens culturais, o II Fórum de Memória e Patrimônio Cultural do Grande ABC abriu, nesta quinta-feira (1º), a Jornada do Patrimônio. Com organização do Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o evento ocorreu no Senac Santo André.

Na mesa de abertura do encontro, o diretor de Programas e Projetos da entidade regional, Hamilton Lacerda, afirmou que o fortalecimento da cultura de uma região deve ser encarado como uma prioridade pelos gestores públicos. “Este Fórum e a Jornada do Patrimônio são resultado do planejamento regional realizado pelo Consórcio, que tem como essência a busca pelo desenvolvimento do ABC em todas as disciplinas”, disse.

Maurício Costa Carvalhinhos, coordenador de Projetos no Senac Santo André, instituição parceira do Consórcio na realização do Fórum e da Jornada, destacou a necessidade de valorizar a riqueza patrimonial das sete cidades do ABC. “Levar e compartilhar o conhecimento com as pessoas faz parte do nosso dia a dia”.

Os conceitos e metodologias da Educação Patrimonial foram o tema da palestra da arquiteta e urbanista Samira Bueno Chahin, professora da Universidade de Sorocaba (Uniso). A especialista defendeu a capacitação de professores da rede pública de ensino como agentes de preservação do patrimônio cultural, incentivando a abordagem como tema de projetos didáticos. “Este processo deve ser realizado de maneira dialógica, ou seja, estimulando o diálogo sobre o patrimônio, incluindo suas múltiplas interpretações”, explicou.

Coordenador do Projeto de Educação Patrimonial de Londrina desde 2008, Leandro Henrique Magalhães apresentou ao público as iniciativas realizadas naquela cidade para aproximar a temática da população. Entre as ações promovidas, o munícipio realizou roteiros por locais como templos, museus, escolas e até por uma rua que tem o comércio popular como atrativo. “Também publicamos uma série de livros para o público infantil, para que as crianças possam conhecer a história do local onde moram. Londrina é uma cidade muito jovem, com apenas 81 anos, marcada por muita diversidade”, disse.

O evento contou ainda com palestras de Leonice Mantovani Parajara, encarregada de arte-educação da Casa do Olhar Luiz Sacilotto; Mariana Kimie da Silva Nito, integrante da Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep); Monica Iafrate, coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Pró-Memória; Rosimara Tanajura Barbosa Rampazo, assistente Cultural do Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

A Jornada do Patrimônio do ABC continua até domingo (4) nas sete cidades, em uma programação que reúne exposições, visitas guiadas, apresentações teatrais, corais, rotas turísticas e históricas, encontros, rodas de conversa, palestras, oficinas e caminhadas. As atrações são um convite para que os moradores do ABC visitem bens culturais da região pela primeira vez ou resgatem memórias relacionadas a estes locais, muitas vezes imperceptíveis na rotina dos grandes centros urbanos.

Acesse a programação completa.

467 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.